Com o intuito de acompanhar e aprimorar o trabalho de fiscalização dos Conselhos Regionais, representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) visitaram a Unidade de Pronto atendimento (UPA) Irmã Dulce no município de Marechal Deodoro, em Alagoas, nesta quinta-feira (22/08).
Tatiana Melo, chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional e Marisa Miranda, chefe da Divisão de Fiscalização do Cofen, juntamente com fiscais, coordenador de fiscalização e corpo jurídico do Conselho Regional de Alagoas (Coren-AL), inspecionaram o serviço de enfermagem da unidade.
Foram verificadas questões relacionadas ao quantitativo adequado de profissionais e consequente sobrecarga laboral, existência de protocolos assistenciais e a presença de enfermeiro responsável técnico. “As inconformidades detectadas foram objeto de notificação pelo Coren-AL, que adotará as medidas cabíveis para garantir uma assistência segura, livre de riscos e danos, tanto aos usuários quanto aos profissionais de Enfemagem que os assistem”, afirmou Marisa.
“É importante a integração nacional e regional durante as visitas técnicas, momento em que as atividades finalísticas da Enfermagem como registro e cadastro, processos éticos e a fiscalização em si são avaliadas, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente”, destacou Tatiana.
Fonte: Ascom/Cofen