21.5 C
Brasília
Domingo, Abril 20, 2025
InícioDestaque BrasilPolicia civil indicia homem por injúria racial contra técnica de Enfermagem em...

Policia civil indicia homem por injúria racial contra técnica de Enfermagem em Minas Gerais

A Polícia Civil indiciou, nesta semana, um homem de 48 anos por injúria racial contra uma técnica de Enfermagem, no município de Galileia, em Minas Gerais. O inquérito se refere a fato acontecido em 2 de maio, no hospital onde a mulher trabalha. O acusado teria ofendido a profissional com discriminações em razão da raça e etnia.

Racismo e preconceito ferem diariamente as equipes da Enfermagem, na linha de frente do atendimento à população. O Conselho Federal de Enfermagem encoraja os profissionais atingidos a denunciarem nos respectivos Conselhos Regionais de Enfermagem, sem prejuízo das ações criminais e cíveis cabíveis. 

De cada 10 profissionais de Enfermagem em atuação no Brasil, pelo menos 8 são mulheres e 53% se declaram pessoas pretas ou pardas, segundo dados da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil (Cofen/Fiocruz). São essas profissionais as principais responsáveis pela assistência à saúde da população em todo o país, mas também são essas pessoas as principais vítimas dos crimes de racismo, injúria racial e violência nas unidades de saúde espalhadas pelo Brasil. 

A Lei 14.532 prevê, no artigo 2º, pena de 2 a 5 anos e multa para quem injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional. Incorre na mesma penalidade, conforme o artigo 4º,  quem negar ou obstar emprego por motivo de discriminação, deixar de conceder os equipamentos necessários ao empregado em igualdade de condições com os demais trabalhadores; impedir a ascensão funcional ou proporcionar tratamento diferenciado no ambiente de trabalho. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é crime com reclusão de um a três anos e multa (artigo 20º).

Fonte: Ascom/Cofen

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES