20.5 C
Brasília
Quinta-feira, Novembro 14, 2024
InícioDestaque BrasilParceria entre Coren-DF e Sobef aproxima Brasil e EUA no avanço da...

Parceria entre Coren-DF e Sobef aproxima Brasil e EUA no avanço da Enfermagem Forense

Visita da comitiva à sede do Coren-DF

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) participou do 3º Congresso Internacional de Enfermagem Forense, promovido pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense (Sobef), que aconteceu de 6 a 8 de novembro, na Universidade de Brasília (UnB). Durante esta semana, a Sobef realizou reuniões de alinhamento com a Comissão de Enfermagem Forense do Coren-DF.

Nesta sexta-feira (8/11), o grupo de enfermeiros forenses norte-americanos e representantes da Sobef foram recebidos pelo presidente interino do Coren-DF, Alberto César, que, ao lado dos conselheiros regionais Adriano Araújo, Flávio Vitorino e Adriano Jailton, entregou os certificados de reconhecimento pela contribuição ao fortalecimento da Enfermagem Forense. O encontro, marcado por uma rica troca de experiências e informações, abordou também a possibilidade de oferecer capacitações em Enfermagem Forense por meio da plataforma do Coren-DF, promovendo o intercâmbio de conhecimento entre Brasil e Estados Unidos.

A participação das comissões de enfermagem forense de outros estados, como Goiás e Ceará, reforçou o alcance nacional dessa especialidade e o compromisso conjunto dos Conselhos de Enfermagem em proporcionar uma assistência cada vez mais qualificada e humana em casos de violência. Essa interação permitiu que profissionais brasileiros e norte-americanos discutissem práticas e desafios enfrentados em cada país, ampliando as possibilidades de colaboração e crescimento mútuo.

Recebimento da medalha forense no Cofen

No plenário do Cofen, os profissionais norte-americanos foram homenageados com a Medalha Forense. A honraria reconhece o apoio ao desenvolvimento da prática no Brasil e é um tributo àqueles que acreditam na contribuição da Enfermagem forense para auxiliar vítimas de violência e fornecer evidências legais ao judiciário.

O 3º Congresso Internacional de Enfermagem Forense contou ainda com a participação do conselheiro regional e deputado distrital Jorge Vianna que, durante o debate, que reforçou que o Distrito Federal possui potencial para implantar as práticas da Enfermagem forense e se tornar referência no país.

Ele esclareceu, ainda, que a Lei nº 7.301, de 24 de julho de 2023, de sua autoria, estabelece no calendário oficial de eventos do DF o Dia dos Profissionais de Enfermagem Forense, a ser comemorado anualmente em 30 de julho. A proposta foi uma iniciativa do parlamentar junto às entidades representativas dos profissionais, como a Liga Nacional da Enfermagem Forense, que visa valorizar o importante trabalho dessa categoria.

Fonte: Ascom/Coren-DF

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES