20.5 C
Brasília
Terça-feira, Setembro 16, 2025
InícioDestaque BrasilSecretaria de Saúde e IgesDF iniciam retorno de 390 servidores cedidos

Secretaria de Saúde e IgesDF iniciam retorno de 390 servidores cedidos

Redação PDNews

Por Kleber Karpov

Secretaria de Saúde do DF (SES) e Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF) deram início ao processo de retorno de aproximadamente 390 servidores cedidos pela pasta ao instituto há seis anos. A medida, que atende a uma determinação do Tribunal de Contas do DF (TCDF), tem como objetivo otimizar a gestão de pessoal, fortalecer o quadro da secretaria e ampliar a capacidade de contratação do IgesDF, sem prejuízo ao atendimento da população.

O retorno dos servidores foi recomendado pelo TCDF após uma auditoria no Contrato de Gestão entre a SES e o IgesDF, que apontou a necessidade de maior controle dos gastos com pessoal e adequação dos repasses financeiros. Os trabalhadores, cedidos na época da criação do instituto, agora voltam a compor o quadro ativo da secretaria.

Fortalecimento da rede

O processo será realizado de forma gradual e coordenada para garantir a continuidade dos serviços nas unidades geridas pelo IgesDF. À medida que os servidores retornarem à SES, o instituto poderá convocar profissionais de seu cadastro reserva ou abrir novos processos seletivos para as vagas.

“A recomposição do quadro da Secretaria de Saúde com profissionais experientes é uma medida estratégica, que fortalece diretamente a atenção à população. Estamos falando de um reforço importante, principalmente em áreas com maior necessidade de pessoal”, destaca o secretário de Saúde, Juracy Lacerda.

O presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, afirmou que o movimento é benéfico para ambas as instituições. “Esse movimento é positivo para todos. Fazermos o retorno dos servidores à SES, que precisa deles e, ao mesmo tempo, conseguimos recompor nosso quadro com novas contratações. Estamos alinhados com a secretaria para garantir que nenhuma unidade fique descoberta”.

A primeira etapa do retorno inclui equipes de enfermagem, multiprofissional e do setor administrativo. O secretário de Saúde reforça que o planejamento garante que não haverá desassistência. “O atendimento à população é nossa prioridade. Por isso, esse processo será feito com transparência, planejamento e responsabilidade”, conclui.


Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.


Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES