O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) iniciou a padronização dos fluxos e rotinas administrativas da sua Ouvidoria, com o objetivo de organizar procedimentos, fortalecer a escuta e ampliar a resolutividade das manifestações recebidas.
A iniciativa contou com a presença do chefe da Ouvidoria-Geral do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Eduardo Souza, que esteve em Teresina nos dias 22 e 23 de setembro. Ele ressaltou que o Coren-PI é o primeiro regional a implementar essa uniformização, destacando que o sistema deve atuar com autonomia técnica e que os encaminhamentos internos das manifestações precisam respeitar rigorosamente os prazos estabelecidos em lei. Eduardo enfatizou, ainda, que o processo de Ouvidoria deve ser uniformizado em todo o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, garantindo um atendimento padronizado, transparente, juridicamente seguro e eficiente à sociedade.
No segundo dia de atividades, foi realizada uma reunião entre os setores do Conselho diretamente ligados às ações da Ouvidoria, a fim de alinhar procedimentos e integrar rotinas administrativas. “A Ouvidoria é um instrumento essencial para nossa evolução, pois cada manifestação nos ajuda a identificar oportunidades de melhoria e a reforçar as iniciativas de sucesso. Estamos orgulhosos de sermos pioneiros nessa padronização, que nos permitirá atuar com ainda mais eficiência”, afirmou o presidente do Coren-PI, Samuel Freitas.
A padronização tem como referência as discussões realizadas no 1º Encontro Nacional de Ouvidores do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, promovido em 8 de setembro, em Salvador. O evento reuniu representantes de todo o país e servirá de base para a elaboração do novo Manual Nacional das Ouvidorias, previsto para outubro de 2025. A ouvidora-geral do Coren-PI, Amparo Vieira, participou ativamente dos debates para elaboração do referido documento.
“Unindo inovação e alinhamento técnico, a padronização dos fluxos da nossa Ouvidoria garante uma escuta qualificada e um atendimento humanizado, resultando em respostas eficazes que beneficiam a Enfermagem e a sociedade”, destacou Amparo Vieira.
Grupo de Trabalho para Reformulação da Ouvidoria-Geral do Sistema
Em janeiro de 2025, o Cofen iniciou um processo de reformulação da Ouvidoria-Geral do Sistema Conselho Federal/Conselhos Regionais de Enfermagem, com o objetivo de aprimorar os serviços prestados à sociedade. Para isso, foi instituído um Grupo de Trabalho (GT) por meio da Portaria Cofen nº 63/2025. A ouvidora-geral do Coren-PI, Amparo Vieira, integra o grupo e tem participação destacada nesse processo.
Fonte: Coren-PI