29.5 C
Brasília
Sexta-feira, Outubro 10, 2025
InícioDestaque BrasilPresidente do Cofen destaca papel dos Conselhos Regionais na regulamentação do exercício...

Presidente do Cofen destaca papel dos Conselhos Regionais na regulamentação do exercício profissional durante encontro de RTs no Acre

Manoel Neri durante palestra no II Encontro de RTs do Acre. Foto: Ascom/Coren-AC

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, participou, nesta segunda-feira (6/9), do II Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos do Acre, realizado em Rio Branco e promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Coren-AC). O evento reuniu enfermeiros responsáveis técnicos de diversas instituições públicas e privadas do estado, promovendo um importante espaço de atualização, integração e fortalecimento da categoria.

Durante a programação, o presidente ministrou a palestra “A atuação dos Conselhos na Regulamentação do Exercício Profissional”, na qual ressaltou a importância da atuação dos Conselhos Regionais de Enfermagem (CORENs) na fiscalização, orientação e valorização da prática profissional. Segundo Neri, a presença ativa dos Conselhos Regionais é o que assegura a qualidade dos serviços de Enfermagem e o cumprimento da legislação que rege o exercício da profissão.

“Os Conselhos Regionais exercem uma função essencial na estrutura do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. São eles que, no dia a dia, acompanham de perto a realidade dos profissionais, orientam, fiscalizam e garantem que o trabalho seja desenvolvido de forma ética e segura. Essa presença próxima fortalece a categoria e protege a sociedade, assegurando que a Enfermagem mantenha seu compromisso com a excelência na assistência à saúde”, destacou o presidente.

Neri ressaltou, ainda, que os Conselhos Regionais são responsáveis por disciplinar e fiscalizar o exercício da Enfermagem em seus respectivos estados, observando as diretrizes gerais definidas pelo Cofen. Cabe a eles deliberar sobre as inscrições profissionais, expedir a carteira de identidade indispensável ao exercício legal da profissão, executar as resoluções do Conselho Federal, e zelar pelo bom conceito da Enfermagem e de seus profissionais. Além disso, os CORENs têm a função de fiscalizar o cumprimento da ética profissional e aplicar as medidas cabíveis quando constatadas irregularidades, sempre com o objetivo de promover uma atuação técnica e responsável.

O presidente do Coren-AC, Adailton Cruz, agradeceu a presença do presidente do Cofen e ressaltou a relevância do evento para o fortalecimento da categoria no estado. “A participação do presidente Manoel Neri enriquece o II Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos do Acre e reforça a integração entre o Conselho Federal e os Regionais. Esse diálogo é fundamental para consolidar uma Enfermagem cada vez mais unida, ética e comprometida com a qualidade da assistência em saúde”, destacou.

Fonte: Ascom/Cofen

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES