O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES), em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), promove em Cariacica-ES o curso “Consulta de Enfermagem Ginecológica com ênfase no planejamento reprodutivo e inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU)”, uma formação inédita voltada ao fortalecimento da atuação da Enfermagem na saúde da mulher.
A capacitação, que teve início nessa segunda-feira (3) e segue até sexta-feira (7), reúne profissionais de Enfermagem de diversos municípios capixabas e instrutores designados pelo Cofen. O curso tem como objetivo ampliar a qualificação técnica e científica dos enfermeiros para a realização da consulta ginecológica e procedimentos relacionados ao planejamento reprodutivo, com destaque para a inserção do DIU, uma prática amparada pela legislação profissional e essencial para o avanço da autonomia da categoria.
Participam como instrutores do Cofen os enfermeiros Renné Cosmo, Dannyelly da Costa, Eduardo Pinto, Maria Luiza Bezerra e Micheline Guimarães, designados oficialmente pelo Cofen.
No Espírito Santo, participam da capacitação as enfermeiras Dilzilene Cunha, Jessica Ribeiro, Maria Angélica Lamas, Liliane Okamoto, Luana de Oliveira e Josemar das Neves, que terão papel fundamental na implementação das práticas qualificadas em saúde sexual e reprodutiva.
Enfermeiros multiplicadores

Após a conclusão do curso, os enfermeiros capixabas se tornarão instrutores e multiplicadores da metodologia, e irão replicar a capacitação em diferentes regiões do estado, por meio de novas turmas a serem promovidas pelo Núcleo de Educação Permanente do Coren-ES. A proposta é garantir a difusão do conhecimento e o fortalecimento da atuação da Enfermagem na atenção primária à saúde das mulheres.
Para o presidente do Coren-ES, Wilton José Patrício, a iniciativa simboliza um importante avanço para a categoria e para a saúde pública capixaba. “Essa capacitação representa mais um passo na valorização do trabalho da Enfermagem e na ampliação da nossa autonomia profissional. Ao formar multiplicadores locais, o Coren-ES, com o apoio do Cofen, contribui para que mais enfermeiros estejam preparados para oferecer um cuidado integral, seguro e humanizado às mulheres em todo o estado”, destacou.
Segundo o Cofen, o curso integra as ações de formação continuada e desenvolvimento profissional da autarquia, reforçando o compromisso com a qualificação permanente da Enfermagem e com o acesso das mulheres brasileiras a serviços de saúde reprodutiva de excelência.
Fonte: Coren-ES


