O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) iniciou o cronograma da II Conferência Nacional de Ética em Enfermagem (II Coneenf), que tem por objetivo revisar e aprimorar o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE). O documento orienta a conduta ética dos profissionais de Enfermagem em todo o território nacional, incorporando novas práticas e avanços do exercício profissional.
Até o momento, foram realizadas as etapas regionais do Sul, Nordeste e Norte. As próximas oficinas estão programadas para ocorrer nas seguintes datas e locais: Região Centro-Oeste: 6 e 7 de novembro, na sede do Cofen, em Brasília (DF); Região Sudeste: 6 e 7 de novembro, no Coren-SP, em São Paulo (SP) e Região Nordeste 2: 11 e 12 de novembro, no Coren-CE, em Fortaleza (CE).
A metodologia adotada nas oficinas prevê a discussão e o agrupamento das propostas de conteúdo semelhante, resultando em uma redação única para cada artigo. Nos casos em que houver divergências, o grupo buscará o consenso por meio do diálogo entre os representantes estaduais.
Consolidação e próximos passos
Ao final das oficinas, cada região elaborará um documento consolidado, que será encaminhado à Comissão Nacional de Atualização do CEPE dentro dos prazos estabelecidos pelo Regimento Interno da II Coneenf, com objetivo de promover o diálogo e a construção coletiva entre as representações estaduais e nacional do Sistema Cofen/Conselhos Regionais.
Com base nesses cinco consolidados regionais, a Comissão Nacional produzirá o segundo documento orientador da conferência, que servirá de base para a etapa nacional.


