30.5 C
Brasília
Sexta-feira, Novembro 14, 2025
InícioDestaque BrasilInterseccionalidade, condições de trabalho e impactos ambientais marcam debates no XVII Congresso...

Interseccionalidade, condições de trabalho e impactos ambientais marcam debates no XVII Congresso da Feppen

O conselheiro federal Antônio Neto destacou a necessidade de fortalecimento coletivo dentro da categoria

A programação desta quinta-feira (13), no XVII Congresso da Federação Panamericana dos Profissionais de Enfermagem (Feppen), prosseguiu com debates voltados às relações entre normativas, marcadores sociais e os efeitos das mudanças ambientais sobre a prática profissional na América Latina e no Caribe.

A mesa-redonda “O silêncio da norma: interseccionalidade, raça, gênero e possíveis caminhos de resistência na Enfermagem” iniciou o bloco. A atividade foi moderada por Alva Helena de Almeida, representante da Articulação Nacional de Enfermaria Negra, e pela professora Maria Antonieta Tyrrel. Os palestrantes Ricardo Mattos, Roberta Geórgia e Tiago Braga apresentaram análises sobre desigualdades estruturais e seus reflexos no exercício profissional. As debatedoras foram a enfermeira Sheila Dias e a deputada e enfermeira Rejane Almeida.

Em seguida, ocorreu o painel “Condições de Trabalho em Enfermagem em Países da América Latina e Caribe: Experiências Bem-Sucedidas”, moderado pela professora uruguaia Janette Caastro e pela representante paraguaia Zulma Rojas. Participaram como palestrantes Elidya Espinosa, assessora técnica do Panamá, e Mirna Gallardo, presidenta da APE no Paraguai. As apresentações abordaram modelos de organização do trabalho adotados em diferentes países e seus impactos sobre a prática profissional.

Durante o debate, o conselheiro federal Antônio Neto destacou a necessidade de fortalecimento coletivo dentro da categoria. Ele afirmou que é fundamental haver união e unidade entre os profissionais de Enfermagem e as instituições que os representam para garantir avanços consistentes e sustentáveis para a profissão.

Encerrando o bloco, foi realizada a conferência “O Papel da Enfermagem Frente às Mudanças Climáticas: Cuidando da Vida, Protegendo o Planeta”. A sessão foi moderada pela enfermeira chilena Andrea Rastello e apresentada por Felipe Cortés Leddy, do Ministério da Saúde do Chile, que discutiu os impactos ambientais sobre a saúde pública e as estratégias que podem ser incorporadas ao trabalho das equipes de Enfermagem na região.

Fonte: Ascom/Cofen

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES