30.5 C
Brasília
Sexta-feira, Novembro 14, 2025
InícioDestaque BrasilDiscussões sobre liderança e força de trabalho da Enfermagem abrem programação no...

Discussões sobre liderança e força de trabalho da Enfermagem abrem programação no XVII Congresso da Feppen

Conselheiro federal James dos Santos moderou a conferência “A Força de Trabalho em Saúde 2030: Prioridades e Oportunidades para a Região das Américas”

A programação desta quinta-feira (13) do XVII Congresso da Federação Panamericana dos Profissionais de Enfermagem (Feppen) começou no RioCentro, localizado no Rio de Janeiro, com debates voltados à liderança, força de trabalho e projeções internacionais da profissão nas Américas. O encontro reúne representantes de 19 países para discutir temas estruturantes da Enfermagem latino-americana e caribenha.

A primeira atividade do dia foi a mesa-redonda “Liderança Transformacional em Enfermagem: Desafios e Oportunidades na América Latina e no Caribe”, moderada pela professora Claudia Moreno, da Argentina, e pela especialista Carmen Ayde Fernández, da Colômbia. Participaram como palestrantes a presidenta da Feppen, María Concepción Chávez, e o membro da Câmara Técnica de Educação, Pesquisa e Inovação em Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Ítalo Rodolfo da Silva. O debate tratou de elementos que influenciam a capacidade de liderança da categoria e das perspectivas de articulação regional.

Em seguida, o conselheiro federal James dos Santos moderou a conferência “A Força de Trabalho em Saúde 2030: Prioridades e Oportunidades para a Região das Américas”, apresentada pela consultora internacional da OPAS/OMS Bruna Moreno Dias. A exposição abordou cenários prospectivos para a força de trabalho em saúde, distribuição de profissionais nas Américas e orientações estratégicas propostas pela organização para o horizonte de 2030.

A terceira sessão da manhã tratou da “Situação Mundial da Enfermagem: Investindo na Força de Trabalho para a Saúde, Equidade e Desenvolvimento Econômico”, moderada pela presidenta da Feppen, María Concepción, com apresentação do presidente do Conselho Internacional de Enfermagem (ICN), José Luis Cobos Serrano. O painel discutiu dados globais sobre formação, inserção profissional e fatores que influenciam a capacidade de resposta dos sistemas de saúde.

O bloco inicial encerrou-se com o painel “Do Cuidado à Influência: O Caminho da Enfermagem para o Poder e a Tomada de Decisão”, conduzido pela especialista Luz Estela Varela, da Colômbia, e pela professora Wilsa Carla Spiri, do Brasil. Os palestrantes foram o professor peruano Sebastián Bustamante e a deputada federal e enfermeira brasileira Rejane Almeida, que discutiram dinâmicas de participação política e a presença da categoria em espaços de decisão.

Fonte: Ascom/Cofen

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES