Por Kleber Karpov
O deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), se reuniu nesta terça-feira (29/Nov), com a secretária de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Lucilene Florêncio, para tratar de pautas ligadas aos profissionais de saúde do DF. Dentre os assuntos abordados estão a ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel, compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), contratos temporários e concurso público.
Ambulâncias novas do Samu, no pátio
De acordo com publicação de Vianna, nas redes sociais, as ambulâncias, novas, do SAMU, que se encontravam paradas no pátio tiveram, nesta terça-feira (29/Nov), a assinatura de contrato de seguro e as viaturas já devem começar a atender a população.
“O contrato de seguro das ambulâncias será assinado hoje! E as viaturas irão para as ruas imediatamente, podendo ser de hoje para amanhã.”.
Samu X UTI móvel
O deputado afirma ter pedido explicações sobre o serviço prestado nesse final de semana pela UTI Vida aos transportes de pacientes intra-hospitalar. Isso após receber denúncias do diretor do complexo regulador, de falta de ambulâncias. “O diretor do complexo regulador, Marcos, informou que nesse final de semana, devido a falta de ambulâncias, foi necessário pedir o apoio da empresa UTI vida, esse suporte não será contratual, foi apenas uma medida para ajudar de forma emergencial.”.
Compras de EPIs para o Samu
Vianna explicou, em relação a aquisição de EPIs, que “de acordo com o diretor, Dr. Vitor, os equipamentos estão em fase de teste e a previsão para entrega de boa parte dos EPIs, será em dezembro, no entanto, só a partir de janeiro que os macacões irão ser entregues, pois a licitação não teve sucesso, atrasando esse item.
Contratos temporários
Vianna cobrou posicionamento em relação a ofício encaminhado anteriormente à SES-DF, em que solicitou a prorrogação e manifestou preocupação com o término de contratos temporários. “Tá (sic) claro que a interrupção desses contratos agora irá trazer um prejuízo muito grande para a assistência, além de ser um gasto maior para o estado. As categorias afetadas são: AVAS, ACS, Especialistas, Técnicos, Condutores, Auxiliares em Saúde e Padioleiros.”
Concurso Público
De acordo com Vianna, ao solicitar informações sobre o concurso público para os técnicos em enfermagem, agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Lucilene Florêncio “informou que o processo de escolha da banca está em análise no TCDF, pois a empresa vencedora está sendo questionada pela corte por possíveis irregularidades. A SES já se prepara para solicitar uma nova banca, porque não podem esperar o desenrolar desse processo e deixar desassistido à população por falta de servidores.”.
Também de acordo com Vianna, a secretária de saúde afirmou que deve “chamar 7 enfermeiros generalistas (vagas em vacância) do concurso de 2022, já que está com dificuldade em preencher as vagas dos médicos, pois não houve interesse dos aprovados em assumir. Deve fazer uma nova chamada ainda esse ano.”.
[xyz-ihs snippet=”PD-NAS-REDES”]