17.5 C
Brasília
Sexta-feira, Novembro 22, 2024
InícioDestaquesCelina Leão assina decreto que retorna servidores da Secretaria de Saúde cedidos...

Celina Leão assina decreto que retorna servidores da Secretaria de Saúde cedidos ao IGESDF

Por Kleber Karpov

A governadora em exercício do DF, Celina Leão (Progressista), assinou, na tarde de quarta-feira (25/Jan), decreto que estabelece o retorno dos servidores da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), cedidos ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF). De acordo com a Leoa, tal medida atende determinação do Tribunal de Contas do DF (TCDF).

De acordo com o decreto, a ser publicado no Diário Oficial do DF (DODF), desta quinta-feira (26/Jan), todos os servidores lotados nos hospitais de Base do DF (HBDF), Regional de Santa Maria (HRSM), das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sob gestão do IGESDF devem se colocar a disposição da SES-DF, nos próximos 120 dias. Salvo casos de médicos especialistas, lotados no HBDF e no HRSM.

O decreto estabelece ainda que tal retorno, depende de anuência por parte da SES-DF e, caso o servidor deixe de retornar, dentro do prazo estipulado, fica passível de sofrer sanções. Dentre essas, a suspensão da remuneração e, assinatura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), para apuração de abandono do cargo.

Confira o texto do decreto

Melhorias

De acordo com Celina Leão, a medida deve permitir a contratação de mais profissionais de saúde, por parte do IGESDF, e com isso, ampliar a capacidade de atendimento na saúde pública do DF.

“Vamos continuar investindo em novos equipamentos, mas vamos dar especial atenção à gestão de pessoal. Com o fim da pandemia poderemos fazer remanejamentos importantes para suprir todas as áreas. Temos ótimos servidores e contamos com eles para fazer essas mudanças tão necessárias, algumas delas inclusive determinadas pelo Tribunal de Contas do DF.”, afirmou Celina Leão.

A expectativa é que o instituto contrate médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e demais profissionais de saúde para atender as demandas dos hospitais e UPAS, sem aumentar os custos.

No susto

Pegos de surpresa, a receptividade dos servidores da SES-DF, cedidos ao IGESDF, só deve ser percebida, nesta quinta. No entanto, para quem acompanha a dinâmica desses profissionais de saúde, era patente a apreensão de tal mudança. A ponto de terem respirado aliviados, quando ocorreu a suspensão do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), pois permitiria que pudessem tentar negociar de alguma forma a revisão do retorno à SES-DF.

[xyz-ihs snippet=”PD-NAS-REDES”]

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES