28.5 C
Brasília
Quinta-feira, Setembro 19, 2024
InícioSAÚDETCDF autoriza retomada de licitação para contratação de serviços de lavanderia em...

TCDF autoriza retomada de licitação para contratação de serviços de lavanderia em 14 hospitais do DF 

Por Maria Vasconcelos

O Tribunal de Contas do Distrito Federal autorizou a continuidade de uma licitação que visa à contratação de empresas que irão prestar serviços de lavanderia hospitalar para 14 unidades da rede pública de saúde do DF. A decisão ocorreu em sessão plenária da última semana (processo 00600-00002776/2023-91-e).

Com valor estimado em R$ 42,5 mi por ano, o edital do pregão eletrônico nº 78/2023 foi suspenso pelo TCDF para que a Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) corrigisse irregularidades no instrumento convocatório.

Uma das determinações da Corte de Contas era para que a SES/DF reduzisse o número de lotes, adotando critérios geográficos, de forma a trazer economia de escala, facilitar a padronização do serviço e a fiscalização contratual. De fato, a pasta da saúde reduziu o número de lotes de 14 para sete.

Com a decisão do Tribunal, a Secretaria de Saúde pode retomar a continuidade do procedimento licitatório, bastando apenas republicar o edital com a supressão do dispositivo que permitiria a retenção de pagamentos em caso de irregularidade fiscal, o que é vedado aos órgãos públicos.

Mais sobre a licitação: Com valor estimado em R$ 42,5 mi por ano, o edital do pregão eletrônico nº 78/2023 traz uma estimativa anual de 10,4 mil toneladas de roupa processada. As vencedoras vão pesar, recolher e transportar a roupa suja até as suas dependências, onde irão processar, centrifugar, secar e dobrar as peças. Além de devolver os itens higienizados e embalados aos hospitais, as empresas contratadas ainda serão responsáveis por reparar e reaproveitar peças danificadas.

Serão contemplados dez hospitais regionais, localizados na Asa Norte, Gama, Sobradinho, Planaltina, Guará, Paranoá, Ceilândia, Brazlândia, Taguatinga e Samambaia. Também serão atendidos o Hospital Materno Infantil de Brasília, o Hospital de Apoio de Brasília, o Hospital São Vicente de Paulo e o Hospital do Sol, antigo Hospital de Campanha da Ceilândia.

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES