Sábado, Julho 13, 2024
InícioDestaquesÁrea rural de Brazlândia recebe ação de saúde com vacina, testagem e...

Área rural de Brazlândia recebe ação de saúde com vacina, testagem e palestra

Este sábado (17) foi marcado por uma grande ação de saúde para os moradores da área rural de Brazlândia. Foram ofertados, das 8h às 14h, na Escola Chapadinha, vacinação contra covid-19 e influenza; orientações e palestras sobre prevenção de diversas doenças; testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite e sífilis; coleta de exames preventivos da mulher e do homem, como o papanicolau e o PSA, respectivamente e; distribuição de preservativos. Também foi realizado atendimento de saúde bucal para as crianças.

Para a dona de casa Raquel Souza, 38 anos, ações como esta possibilitam que os moradores de áreas mais afastadas consigam ter acesso a uma maior quantidade de serviços em um único dia. “Moro muito longe, para chegar até a UBS tenho que ir de carro ou ônibus e isso dificulta. Por isso, soube da ação em um grupo da comunidade e decidi vir com meus filhos. Gostei muito do atendimento”, afirmou.

O agricultor Joaquim Marcelo da Silva, 51 anos, aproveitou a oportunidade para fazer a coleta do exame de PSA, que detecta o câncer de próstata. “Eu não tenho tempo de ficar indo até o posto de saúde. Aqui é bom, porque já faz várias coisas de uma vez só”, avaliou.

Teve vacinação contra covid-19 e influenza

A ação foi promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional DF (Senar-DF), em parceria com a Secretaria de Saúde, responsável pela vacinação e pelos atendimentos de odontologia. Também houve orientação jurídica para quem participava, momento de beleza, entrega de lanche, atendimento oftalmológico, brinquedos para as crianças e oficinas de artesanato.

José Oliveira, 57 anos, agricultor, achou interessante um evento voltado para a saúde do homem e da mulher do campo. “Se ocorresse pelo menos três vezes ao ano seria ideal, porque muitas vezes quem trabalha o dia inteiro no cultivo não consegue ir se consultar, fazer um check-up. Fiz todos os testes aqui e graças a Deus deu tudo certo comigo”, relatou.

De acordo com o presidente da FAPE-DF, Fernando Cezar Ribeiro, a grande finalidade da ação é levar saúde e prevenção ao homem e mulher da área rural, pois são eles os responsáveis pela alimentação de quem está na cidade, na área urbana. “Precisamos ter um olhar diferenciado para a comunidade rural, proporcionando ações de promoção à saúde, oferecendo serviços de diversas áreas, lazer e dignidade para quem tanto trabalha”, destacou.

Saúde bucal

A população teve acesso a kit de higiene bucal e orientações sobre escovação correta

Quem passou pelo local ganhou kit de higiene bucal, orientações sobre escovação correta e houve o atendimento com o projeto-piloto de Tratamento Restaurador Atraumático, que consiste em uma abordagem minimamente invasiva que compreende medidas preventivas, terapêuticas e restauradoras em relação à cárie dental e no controle da doença.

Segundo a referência técnica de Odontologia da Região Oeste, Conrado Alvarês, o objetivo é tratar as cáries das crianças sem precisar de um consultório, utilizando somente materiais mais simples. “Aqui o foco é na prevenção da cárie infantil, realizando o tratamento nos casos necessários”, explicou.

A dona de casa Andrea de Oliveira levou o filho Miguel, de 4 anos, para o atendimento e gostou do resultado. “Foram muito receptivos e acolhedores; meu filho nem se assustou durante o atendimento com a dentista, o que é maravilhoso”, avaliou.

[xyz-ihs snippet=”PD-NAS-REDES”]

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES