O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), junto ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), realizou audiência pública sobre violência contra a Enfermagem, na Câmara Municipal de Campinas, na última terça-feira (18). O encontro foi proposto pelo vereador Wagner Romão e reuniu conselheiros, representantes sindicais, autoridades e profissionais da categoria que discutiram soluções efetivas diante do aumento alarmante de agressões no ambiente de trabalho.
Durante a audiência, o vereador Wagner Romão destacou a urgência da discussão pela preocupante e alarmante violência contra profissionais de enfermagem. “80% desses profissionais dizem já terem sido vítimas de violência. Precisamos combater para mantermos a dignidade do profissional de enfermagem. Para isso, devemos propor ações e soluções nesta audiência para combatermos essa violência de forma efetiva”.
O primeiro-tesoureiro do Cofen, James Francisco dos Santos, enfatizou o amplo impacto das agressões: “Estamos tentando mudar esta triste realidade da violência, por isso estamos aqui hoje. Quando um profissional de saúde é agredido, temos um sofrimento muito grande também pela sociedade, pois esse profissional é afastado do seu trabalho, enfraquecendo a assistência. A conscientização da sociedade contra a violência é o processo que nos ajudará a mudar a característica desse cenário de agressão”.
No encontro foram apresentados dados relacionados ao município de Campinas, que conta com mais de 40 mil profissionais de enfermagem, sendo que, desse contingente, 86% são mulheres.
“A violência contra a enfermagem é também violência de gênero e exige respostas proporcionais à sua gravidade. Violência não é um problema de saúde, é um problema da sociedade, por isso, o Coren-SP não está aqui apenas para cobrar soluções, mas para oferecer dados e colaborar com o poder público em cada passo no combate ao problema. Basta de violência contra a enfermagem, e estamos aqui para, juntos, elaborarmos soluções concretas para acabar de vez com as agressões”, afirmou Wagner Albino Batista, coordenador da iniciativa das audiências públicas sobre o tema.
A audiência integra uma série de ações promovidas pelo Coren-SP em 2025, incluindo eventos semelhantes na Câmara dos Deputados, em Brasília; na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp); e nas Câmaras Municipais de Marília, Santos, Mogi das Cruzes, Osasco e outras localidades.
Fonte: Ascom/Coren-SP



