21.5 C
Brasília
Terça-feira, Dezembro 2, 2025
InícioDestaque BrasilAvanço da democratização do Conselho Federal de Enfermagem deve ser comemorado

Avanço da democratização do Conselho Federal de Enfermagem deve ser comemorado

Por Enfermeira Rejane

Enfermeira Rejane e presidente do Cofen, Manoel Neri

A Enfermagem tem muito o que avançar, não há dúvidas. Por isso, continuamos na luta pela aprovação da PEC 19 e a efetivação do piso salarial da categoria. Mas, neste mês de novembro, a notícia de que o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) aprovou o envio de emenda ao Projeto de Lei 4.413/2021, em tramitação no Senado Federal, que garante assento para técnicos e auxiliares de Enfermagem no plenário do Conselho deve ser celebrada. A medida representa uma maior democratização no COFEN e, consequentemente, de todo o sistema e é um grande ganho para toda a categoria da Enfermagem.

A proposta adapta para o nível federal o modelo de representação já aplicado aos Conselhos Regionais, nos termos da Lei 5.905/1973, que prevê composição da gestão proporcional de 3/5 de enfermeiros e 2/5 de técnicos e auxiliares. A emenda será apresentada pela Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem, da qual faço parte desde a sua instalação.

Mas, para além do trâmite atual, é importante pontuar que esse momento histórico faz parte de um longo processo de luta em defesa da democratização do sistema COFEN/ CORENs iniciado no passado.

Lembro que quando assumi a presidência do Sindicato dos Enfermeiros 1999, essa era uma das nossas bandeiras e parte do conjunto de denúncias e reivindicações ao sistema que levaram à morte a então presidente Edma Valadão.

Já em 2008, quando assumi a presidência da junta interventora do COREN-RJ, mantivemos a proporcionalidade e ouvimos as entidades de base. Pleiteamos, na ocasião, que técnicos e auxiliares tivessem assento não apenas no plenário, mas também na direção.

Então, a notícia de que 2/5 dos assentos do plenário do COFEN deverá ser destinada a técnicos e auxiliares de Enfermagem deve ser comemorada e o presidente do COFEN, Dr Manoel Neri, tem, ainda mais, meu respeito e admiração por ter encampado essa luta.

Manoel é, também, um grande defensor da democratização do sistema de fiscalização da Enfermagem, e tem garantido avanços políticos e científicos importantes com uma maior participação de toda a categoria na tomada de decisões do conselho, através de debates e audiências publicas.

Técnicos e auxiliares formam um importante contingente de força de trabalho de nossa categoria, são de suma importância para o cuidado da população e devem participar de forma ativa e efetiva da formulação de políticas para a categoria e para a saúde pública.

Com certeza uma medida democrática e tão amplo alcance como essa só poderia ser fruto da luta e da construção coletiva das diversas entidades representativas dos profissionais de nível médio, como a Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten); o Sindicato de Saúde de São Paulo (Sinsaúde-SP); o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev-RJ); a Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conatenf/Cofen); o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Município do Rio de Janeiro (Satem-RJ); o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado do Pará (Sate-PA); o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe); o Sindicato de Enfermagem do Estado de Goiás (Sienfgo); o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF); e o Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Tocantins (Seet-TO), além de conselheiros representantes de técnicos e auxiliares dos Conselhos Regionais que também participaram ativamente da construção da proposta.

Nossa batalha para garantir uma maior representatividade de técnicos e auxiliares de Enfermagem agora é no Senado!

A luta continua!

*Enfermeira Rejane é deputada federal pelo PCdoB do Rio de Janeiro.

Fonte: Revista Fórum

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES