28.5 C
Brasília
Quinta-feira, Setembro 19, 2024
InícioDestaquesCelina Leão determina reforma da cozinha do Hospital de Base

Celina Leão determina reforma da cozinha do Hospital de Base

Determinação de Celina Leão pode dar fim em impasse entre IGESDF e Salutar Alimentos, empresa fornecedora de refeições ao HBDF

Por Kleber Karpov

A governadora em exercício do DF, Celina Leão (Progressista), fez uma visita as instalações da cozinha do Hospital de Base do DF (HBDF), na manhã desta quarta-feira (22/Fev), para conhecer de perto as condições do local. Acompanhada do secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo e da presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), a chefe do Executivo avaliou serem críticas as condições e determinou a  reforma do espaço.

“Percebemos uma grave situação, mas que felizmente não compromete o fornecimento das refeições dos pacientes. Diante do quadro observado nas instalações, determinei o início imediato dos serviços de reforma”, enfatizou a governadora em exercício.

A determinação da governadora, vai ao encontro ao apontamento, por parte do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), proveniente a vistorias realizadas nas 11 cozinhas industriais dos hospitais públicos do DF, o que incluiu o HBDF e o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)(14/Set), ambos sob gestão do IGESDF. Reforma essa, do HBDF, avaliada, à época foi avaliada em R$ 2,5 milhões.

Problemas estruturais

Em relação a problemas estruturais da cozinha do HBDF, a nota técnica nº 30/22 do MPDFT destacou, dentre outras ponderações, as péssimas condições do vestiário dos funcionários e do piso da cozinha; sinais de infiltração no teto.

Sabotagem?

O caso chama atenção ainda por força de apuração, por parte do MPDFT, de possibilidade de haver indícios de sabotagem, atribuídas a parte de funcionários do IGESDF, em relação a Salutar Alimentação e Serviços Ltda, empresa prestadora de serviços alimentícios no HBDF.

O caso recebeu a cobertura, em 17 de fevereiro, de reportagem do portal de notícias, Metrópoles, intitulada MP vê indício de sabotagem em vistoria na cozinha do Hospital de Base. Vale observar que desde que a Salutar venceu a licitação de fornecimento de alimentação, a relação entre contratante e contratada se mostrou conturbada.

O IgesDF chegou a rescindir o contrato com a Salutar (Jun/2022), mas, cerca de um mês depois, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) mandou retomar o acordo. Em agosto, o MPDFT, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre as partes, mas atestou, meses depois, que o IgesDF não estaria cumprindo as obrigações do acordo.

Mais confusão

No caso mais recente, em 22 de fevereiro, por meio de Comunicado Oficial publicado no site (Veja Aqui), o IGESDF informou estar surpreso em decorrência de “paralisação dos trabalhadores da empresa Salutar”. Isso porque os empregados da Salutar alegavam estar com os salários atrasados. Ocasião em que o IGESDF afirmou estar com os pagamentos em dia.

A Salutar, por sua vez, refutou a Nota Oficial que classificou de fake news, produzida “por meio de informações mentirosas noticiadas por supostos agregados ao IGESDF”. A empresa afirma estar a cumprir fielmente o contrato com o instituto e, embora não faça menção a atrasos de pagamento, alega ter dificuldades em receber da contratante.

Olhar atento

De um lado, o contrato de R$ 73 milhões, firmado em abril de 2021, entre o IGESDF e a Salutar, com validade de 24 meses está a menos de dois meses de expirar. De outro, a relação litigiosa entre contratante e contratada, apontam para uma improvável renovação contratual entre as partes.

Por essa premissa, a reforma do instalações da cozinha do HBDF, determinado por Celina Leão, pode ser providencial, e impedir que pacientes e servidores venham a ter mais transtornos com a novela das refeições no HBDF.

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES