Quinta-feira, Maio 9, 2024
InícioSAÚDECLDF aprova PL de Jorge Vianna para ampliar segurança nas unidades de...

CLDF aprova PL de Jorge Vianna para ampliar segurança nas unidades de saúde pública

Por Denise Caputo

Assegurar o pleno funcionamento das unidades de saúde pública, a integridade física e mental dos profissionais e dos pacientes, bem como a proteção do patrimônio público: esses são alguns dos objetivos do projeto de lei nº 2.784/2022. De autoria do deputado Jorge Vianna (PSD), o PL foi aprovado, em primeiro e segundo turnos, nesta quarta-feira (7), na forma de um substitutivo.

A proposta original previa a criação de um batalhão hospitalar da Polícia Militar, o que gerou questionamentos entre os parlamentares, e acabou evoluindo para o texto aprovado, o qual contempla diretrizes para as ações de Segurança Pública no Sistema de Saúde Pública do DF.

Segundo o PL, deverão ser implementadas ações de segurança pública, 24 horas por dia, nas unidades de saúde pública, sendo disponibilizados, também, telefones de acionamento rápido das equipes de segurança.

Além disso, o texto prevê que as unidades do sistema de saúde devem implementar ações para assegurar a prioridade no atendimento dos pacientes transportados pelo Corpo de Bombeiros e pelo SAMU, assim como a substituição e a liberação imediata dos materiais das viaturas. O intuito é que as viaturas não fiquem paradas por muito tempo, impedindo o atendimento de outras demandas.

O PL estabelece, ainda, que a Polícia Civil deverá elaborar e apresentar relatório semestral às secretarias de Segurança Pública e de Saúde, contendo análise das principais ocorrências do período envolvendo as unidades de saúde pública, de modo a subsidiar o aperfeiçoamento das ações.

 

[xyz-ihs snippet=”PD-NAS-REDES”]

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES