O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) anunciou, nesta sexta-feira (14), a criação de um Grupo de Trabalho (GT) de Nefrologia, voltado à formulação de propostas para a regulamentação da atuação da Enfermagem na área.

A decisão foi discutida em reunião entre o presidente do Cofen, Manoel Neri, o conselheiro primeiro tesoureiro James dos Santos, a chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP), Tatiana Melo, o presidente da Associação Brasileira de Enfermagem em Nefrologia (SOBEN), Ricardo Teodoro; a representante do GT de Nefrologia do Conselho Regional de São Paulo (Coren-SP), Fernanda Pirotta; e o coordenador do GT de Nefrologia do Conselho Regional do Espírito Santo (Coren-ES), José Ubaldo.
O GT terá como objetivo reunir informações técnicas, identificar demandas da área e apoiar a construção de normativas que orientem a prática da Enfermagem em serviços de Nefrologia.
O conselheiro federal James destacou a relevância do novo grupo de trabalho. “Para a Enfermagem brasileira, a criação do GT de Nefrologia vai permitir que possamos avançar na regulamentação da legislação, fazendo com que as particularidades da área sejam compartilhadas em âmbito nacional. Com o apoio do Conselho Federal de Enfermagem, a Enfermagem vai avançar cada vez mais.”
Teodoro considerou o encontro produtivo, com foco nas demandas da Nefrologia no nosso país. “Avançamos nas discussões sobre a especialidade e nos encaminhamentos necessários para fortalecer a atuação profissional, com impacto direto para a população e para os pacientes que convivem com doenças renais.”
Fonte: Ascom/Cofen


