19.5 C
Brasília
Quarta-feira, Novembro 26, 2025
InícioDestaque BrasilCofen entrega proposta de emenda que amplia representatividade da Enfermagem ao deputado...

Cofen entrega proposta de emenda que amplia representatividade da Enfermagem ao deputado Bruno Farias

PL amplia representatividade federativa no plenário do Cofen e assegura assento a técnicos e auxiliares de Enfermagem na instância federal

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, entregou nesta quarta-feira (26) ao deputado federal Bruno Farias (Avante-MG) a proposta de emenda ao Projeto de Lei nº 4.413/2021, que amplia a representatividade federativa no plenário do Cofen e assegura assento a técnicos e auxiliares de Enfermagem na instância federal. A entrega ocorreu durante a Reunião Ordinária Plenária (ROP), na mesma instância em que a proposta foi aprovada por unanimidade no início da semana.

Ao apresentar o documento, Manoel Neri destacou a relevância institucional da iniciativa. “A decisão do plenário expressa a posição do Sistema Cofen/Conselhos Regionais para atualizar a composição do Conselho Federal, assegurando a participação de todos os segmentos da Enfermagem. É uma demanda legítima e madura, que agora será conduzida no Parlamento”, afirmou.

A proposta estabelece, para o âmbito federal, a mesma composição prevista para os Conselhos Regionais pela Lei nº 5.905/1973: 3/5 de enfermeiros e 2/5 de técnicos e auxiliares. O texto foi construído em diálogo com entidades representativas da categoria durante reunião realizada em 13 de novembro, que contou com a presença do deputado distrital Jorge Viana (PSD-DF) e de organizações nacionais dos profissionais de nível médio. Entre as instituições participantes estavam a Anaten, Sinsaúde-SP, Sindsprev-RJ, Conatenf/Cofen, Satem-RJ, Sate-PA, Satenpe, Sienfgo, Sindate-DF, Seet-TO e conselheiros representantes dos Corens.

Texto foi construído em diálogo com entidades representativas da categoria durante reunião realizada em 13 de novembro

Durante o ato de entrega, o deputado Bruno Farias, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem e do Coren-MG, reafirmou o compromisso da bancada com o avanço da proposta. “Recebo hoje uma missão importante. Assim que retornar a Brasília, vou reunir os parlamentares da Frente para assinarmos um documento conjunto, e na próxima semana iremos pessoalmente à senadora Damares, relatora no Senado, para solicitar que a proposta tramite o mais rápido possível. Há consenso do Sistema Cofen/Conselhos Regionais e da Frente Parlamentar para a inclusão de técnicos e auxiliares na composição federal, e vamos trabalhar para que essa mudança avance com celeridade”, afirmou.

A deputada federal e conselheira do Cofen, Ana Paula Brandão, também destacou o alinhamento político em torno da pauta e o compromisso de acompanhar as articulações. “O momento é decisivo para a inclusão de técnicos e auxiliares, e temos enfrentado dias difíceis de articulação na Câmara, muitas vezes sem sermos ouvidos. Ainda assim, insistimos nas pautas prioritárias e avançamos. Na próxima semana estarei com o deputado Bruno, logo na terça-feira, para buscarmos uma agenda com a relatora no Senado. Quero parabenizar o presidente Manoel Neri e o plenário do Cofen por essa decisão política importante, que equaciona um problema histórico dentro do Conselho Federal. Estarei ao lado dos demais deputados para que essa demanda avance”, afirmou.

Com a entrega da proposta, o Cofen inicia a etapa legislativa da iniciativa, que deverá ser apresentada como emenda ao PL nº 4.413/2021 no Senado Federal. A expectativa é que a medida avance com o apoio da Frente Parlamentar da Enfermagem e de parlamentares comprometidos com a modernização da legislação profissional, fortalecendo um Sistema mais plural, democrático e representativo.

Fonte: Ascom/Cofen – Rodrigo Bauer

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES