28.5 C
Brasília
Quarta-feira, Janeiro 14, 2026
InícioDestaque BrasilCofen entrega tablets para fortalecer a fiscalização nos estados do Pará, Amapá...

Cofen entrega tablets para fortalecer a fiscalização nos estados do Pará, Amapá e Roraima

Cofen entrega tablets ao Coren-PA para fortalecer a fiscalização nos estados do Pará, Amapá e Roraima

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizou a entrega de 11 tablets destinados às áreas finalísticas de fiscalização dos Conselhos Regionais de Enfermagem do Pará, Amapá e Roraima. A iniciativa integra a estratégia de modernização tecnológica do Sistema Cofen/Conselhos Regionais e representa um avanço para as atividades desenvolvidas por enfermeiros e enfermeiras fiscais na Região Norte do país.  

A entrega dos equipamentos ocorreu durante o treinamento do Módulo Fiscalização do Sistema de Gerenciamento de Enfermagem (SIGEN), nesta terça-feira (13), no auditório do Coren-PA, em Belém. A capacitação reuniu fiscais dos três estados e teve como foco o aprimoramento dos processos de fiscalização por meio de soluções digitais.

O presidente do Coren-PA, Antônio Marcos Freire, destacou a importância do investimento em tecnologia para a evolução institucional. “Iniciei minha trajetória no Coren-PA como estagiário da fiscalização e conheço as dificuldades enfrentadas no passado. Hoje avançamos com processos digitais. Nosso objetivo é intensificar a digitalização dos procedimentos, pois o Sistema Cofen/Conselhos Regionais precisa dessa tecnologia para oferecer mais agilidade, eficiência e comodidade aos profissionais de Enfermagem”, afirmou.

Freire também anunciou que o Coren-PA implantará, ainda neste ano, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que permitirá a tramitação totalmente digital dos processos internos, eliminando o uso de papel. Ele ressaltou que, em setembro do ano passado, o estado passou a utilizar o SIGEN, que já contribuiu para maior celeridade e organização dos serviços prestados.

Para a chefe da Divisão de Fiscalização do Coren-PA, Marcandra Almeida, a entrega dos tablets representa um marco no fortalecimento do trabalho fiscalizatório. “Os dispositivos otimizam o nosso processo de trabalho e possibilitam uma avaliação mais qualificada do desempenho diário. A tecnologia permite monitoramento mais eficiente e a produção de indicadores precisos, fortalecendo não apenas a Divisão de Fiscalização, mas todo o processo administrativo do Conselho”, avaliou.

O enfermeiro fiscal do Cofen, Walkirio Almeida, ressaltou que a iniciativa simboliza um avanço para o Sistema. “Nossa meta é que o Sistema Cofen/Conselhos Regionais seja referência em informatização e digitalização entre os Conselhos de fiscalização. Já implantamos o Módulo Fiscalização do SIGEN em 16 Conselhos e, até março, todos os demais estarão capacitados”, destacou.

Segundo Walkirio, os 11 tablets entregues permitem que todo o processo de fiscalização seja realizado em ambiente digital. “O fiscal pode acessar o SIGEN mesmo fora da estrutura física do Conselho Regional, realizando desde o planejamento da fiscalização até a emissão dos relatórios finais, conhecidos como comunicação de resultados. As notificações podem ser assinadas diretamente na tela do tablet e geradas em PDF para envio eletrônico, além do acompanhamento dos prazos processuais”, explicou.

Fonte: Ascom/Coren-PA (adaptada)

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES