Integrantes da Comissão de Práticas Avançadas do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) representaram o Brasil na 13ª edição da Conferência do Conselho Internacional de Enfermagem (ICN), realizada de 9 a 12 de setembro, em Aberdeen, Escócia. O evento, considerado o maior fórum global dedicado à temática, teve como tema central “Prática Avançada na Enfermagem (PAE), um Investimento Inestimável para a Saúde Global”.
A conselheira federal e coordenadora da comissão, Ellen Peres, e a membro Beatriz Toso participaram dos três dias de debates na conferência, que discutiu questões como o aporte na força de trabalho, o reconhecimento dos profissionais que atuam com Práticas Avançadas e a colaboração interdisciplinar.
“Marcar presença em um fórum global, onde profissionais de todo o mundo discutem o mesmo tema, reforça nosso compromisso com o avanço da Enfermagem. Isso fortalece a visão de que as práticas avançadas são fundamentais para o desenvolvimento da categoria no Brasil e melhoria da qualidade do cuidado”, defende Peres.
Beatriz Toso destacou que a participação brasileira no evento reforça a necessidade de recursos contínuos na área. “Sentimos uma satisfação e um orgulho muito grandes de representar o Cofen e o Brasil neste que é o maior fórum temático do mundo dedicado a PAE. Precisamos valorizar quem se dedica a este importante campo do cuidado”, afirmou.
Ellen Peres destacou que a participação em eventos internacionais como a conferência do ICN proporciona a troca de experiências com outros países, o que permite adaptar e implementar práticas bem-sucedidas no Brasil. “O diálogo com especialistas de várias regiões do mundo nos traz novas perspectivas e soluções que podem ser adaptadas ao contexto brasileiro, ampliando ainda mais o alcance da PAE”, concluiu.
Fonte: Ascom/Cofen