O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizou, nesta terça e quarta-feira (10 e 11/9), em Brasília, Oficina de Capacitação do Comitê Técnico de Certificação da Qualidade (CTCQ). O treinamento foi direcionado aos avaliadores responsáveis pela certificação das Instituições de Saúde e de Formação Profissional em Enfermagem, abordando a elaboração de cronogramas de visitas, simulações de reuniões e a aplicação de instrumentos de pontuação e relatórios, conforme as diretrizes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais.
Helga Bresciani, coordenadora do comitê, destacou que o objetivo da oficina foi alinhar os avaliadores às normativas e manuais aprovados pelo plenário do Cofen. “Esperamos aprimorar o processo de avaliação e outorga do selo, certificando os profissionais de Enfermagem que atuam com boas práticas e garantem uma assistência segura, além de promover um ensino sustentado em projetos pedagógicos dinâmicos, assegurando a qualidade na formação dos futuros profissionais”, afirmou.
Além das atividades práticas, os participantes discutiram o Código de Conduta e o Termo de Confidencialidade, que orientam o trabalho dos avaliadores no processo de certificação. Essas diretrizes garantem a ética e a transparência de todo o processo, preservando a integridade dos dados analisados. A oficina também promoveu o uso de metodologias ativas, como a análise de situações-problema e o estudo de casos, baseados nos manuais de certificação dos serviços de Enfermagem e das instituições de formação profissional.
Histórico – O Programa da Qualidade foi criado pelo Cofen por meio da Resolução 520/2016. A iniciativa busca contribuir para a melhoria dos resultados das instituições de saúde, para a satisfação dos profissionais, para uma assistência segura e, também, estimular o desenvolvimento da gestão de Enfermagem.
Fonte: Ascom