O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri; o vice-presidente, Daniel Menezes; o assessor legislativo, Alberto Cabral; e o chefe da Divisão de Processos Éticos, Márcio Raleigue, estiveram, nesta segunda-feira (12), no Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) para uma reunião de trabalho voltada ao alinhamento de pautas estratégicas e ao fortalecimento da atuação integrada do Sistema Cofen/Conselhos Regionais.
A agenda teve como foco o fortalecimento institucional da Enfermagem, ações em âmbito nacional e regional e o planejamento de iniciativas conjuntas para os próximos meses. Entre os principais temas debatidos estiveram o alinhamento das políticas de fiscalização em nível nacional, a articulação política para a aquisição de uma nova sede do Coren-RS, esclarecimentos sobre resoluções e a mobilização nacional em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19.
Ao avaliar o encontro, o presidente do Cofen, Manoel Neri, ressaltou a importância da integração entre os Conselhos como estratégia fundamental para garantir coerência, efetividade e unidade institucional. “O alinhamento entre Cofen e Coren-RS é essencial para que possamos atuar de forma organizada, com diretrizes claras e uma fiscalização cada vez mais qualificada, sempre em defesa da Enfermagem e da sociedade”, afirmou.
O vice-presidente do Cofen, Daniel Menezes, destacou que essas reuniões contribuem para o fortalecimento do Sistema como um todo. “As decisões construídas de forma conjunta impactam diretamente o exercício profissional e a valorização da Enfermagem em nível nacional”, pontuou.
Um dos pontos de destaque da pauta foi a mobilização prevista para o mês de março, durante a realização da 2ª Conferência de Atualização do Código de Ética da Enfermagem. Nesse contexto, o Cofen promoverá um amplo movimento no Congresso Nacional em defesa da aprovação da PEC 19, que trata da jornada de trabalho da categoria, além da realização de uma audiência pública com o objetivo de ampliar o debate com parlamentares e a sociedade.
Para o presidente do Coren-RS, Antônio Tolla, a atuação conjunta reforça a unidade do Sistema em torno de pautas históricas da categoria. “O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul segue alinhado com o Conselho Federal de Enfermagem na defesa de uma Enfermagem mais valorizada, com melhores condições de trabalho e segurança jurídica para o exercício profissional. A PEC 19 é uma luta antiga e coletiva, que exige unidade e mobilização”, destacou.
Também participaram da reunião a conselheira secretária do Coren-RS, Sônia Regina Coradini, e a conselheira tesoureira do Coren-RS, Ana Elisa Ferreira de Freitas.
Fonte: Coren-RS (adaptado)


