Redação PDNews
Por Kleber Karpov
Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) inaugurou, nesta quinta-feira (18/Set), o Laboratório de Simulação Realística, um espaço projetado para capacitar alunos e profissionais da rede pública por meio de tecnologia de alta fidelidade. O ato contou com a presença da vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas) que endossou a importância dos simuladores, capazes de respirar, convulsionar e chorar, para o treinamento de profissionais de saúde em situações clínicas complexas em um ambiente seguro.
“A educação é a mola de transformação de tudo. Eu imagino, hoje, a transformação que esse instrumento dentro dessa escola irá ter, de como vai capacitar nossos alunos para lidar com qualquer tipo de situação”, disse Celina Leão.
Na mesma linha, o secretário de Saúde, Juracy Lacerda, reforçou o impacto da tecnologia na formação. “São muitas possibilidades de simulação de quadro clínicos. A partir do momento que o estudante tem condições de treinar e esgotar as simulações clínicas, o aluno pode diminuir a quantidade de eventos adversos”, detalhou.
Estrutura e investimento
O novo laboratório conta com cinco ambientes: duas salas de debriefing, uma de comando e duas de procedimentos. O espaço foi equipado com quatro modelos anatômicos de alta fidelidade — paciente adulto, gestante, criança e bebê — adquiridos pela Universidade do Distrito Federal (UnDF) com um investimento de R$ 1,5 milhão. Além dos simuladores, o local recebeu reformas estruturais, novo mobiliário e um moderno sistema de áudio e vídeo.
Integração e segurança
A diretora da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Viviane Peterle, ressaltou que a vivência prática traz segurança para docentes e, futuramente, para os pacientes. “Para nós professores, quando ensinamos uma escuta cardíaca para um aluno, chegamos aliviados em casa, porque sabemos que esses alunos vão ter uma atitude correta quando chegarem aos hospitais”, afirmou.

A reitora da UnDF, Simone Mendes, celebrou a consolidação da integração entre as instituições. “O Distrito Federal conseguiu colocar efetivamente pessoas para trabalharem juntas. O laboratório será usado por diversos docentes e discentes, tanto da universidade quanto da Fepecs, além dos próprios servidores da SES-DF”, destacou. A diretora-executiva da Fepecs, Inocência Fernandes, classificou a entrega como um marco histórico para a fundação.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.