23.5 C
Brasília
Quarta-feira, Outubro 30, 2024
InícioDestaquesCom primeiro registro de caso de raiva humana, Secretaria de Saúde antecipa...

Com primeiro registro de caso de raiva humana, Secretaria de Saúde antecipa vacinação antirrábica

Contaminação humana ocorre, 44 anos, após erradicação da doença no Brasil

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou, nesta terça-feira (5/jul), o registro de um caso de raiva humana no Distrito Federal. Contaminação essa que resultou na decisão de antecipação da campanha de vacinação antirrábica na capital do país, com início a partir de quarta-feira (6/Jun).

Transmitida a humanos, por meio de contato com a saliva de animais infectados, em geral, proveniente de mordida, e, eventualmente, pela arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesionada, com período de incubação leva em média 45 dias.

Antecipação

Segundo a SES-DF, a antecipação da vacinação antirrábica é uma medida preventiva foi necessária em função da confirmação de um caso de raiva humana no Distrito Federal. A Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) da SES-DF deve realizar, às 16h desta terça-feira,  no auditório da SVS, na 912/712 Sul, Bloco D, prédio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), apresentação sobre a situação epidemiológica e ambiental da raiva no DF, assim como as ações preventivas e de reforço que estão sendo desenvolvidas neste momento.

 

 

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES