Sexta-feira, Maio 10, 2024
InícioBRASILComissão de biossegurança aprova produção de vacina contra dengue no Brasil

Comissão de biossegurança aprova produção de vacina contra dengue no Brasil

Takeda Pharma, gigante mundial na produção biofármacos, com fábrica no interior de São Paulo, passa a ter processo supervisionado pela Anvisa

Por Kleber Karpov

A Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), aprovou, na segunda-feira (02/Fev), quesitos de biossegurança da Vacina contra a Dengue da Takeda (TDV). A aprovação é necessária à autorização de produção do imunizante no país.  

O pedido de produção da vacina, de vírus vivo atenuado, tetravalente e recombinante, contra a dengue foi protocolado, em setembro de 2020, por parte da empresa  Takeda Pharma. Período esse, foram realizados estudos e análises, em regiões com maior prevalência do mosquito Aedes aegypti no país, sob encomenda da CTNBio. Passos esses, necessários à constatação da segurança de produção da vacina.

Com a aprovação da produção comercial da vacina, de acordo com a CTNBio, o processo passa para a supervisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa por sua vez deve analisar e acompanhar a eficácia e o uso da vacina em todo o país.

Takeda Pharma

Fundada em 1781 e com presença em 80 países, a biofarmacêutica Takeda Pharma está no ranking de liderança do mercado de fármacos do mundo, no Japão e Estados Unidos, na terceira e primeira posição, respectivamente. No Brasil, a empresa mantém uma fábrica em Jaguariúna (SP).

A empresa atua na produção inovadora de medicamentos nas áreas de oncologia e gastroenterologia. Dentre as inovações também se destaca a produção de vacinas, como candidatas, ao combate de doenças transmissíveis, como a dengue e a chikungunya.

Biossegurança

A autorização da produção da vacina, no país, é estabelecido por força da Lei nº 11.105/2005,  a lei geral de biossegurança. De acordo com a legislação compete a comissão avaliar a segurança ao meio ambiente, animais e seres humanos, em relação a produtos e tecnologias que contenham organismos geneticamente modificados.

[xyz-ihs snippet=”PD-NAS-REDES”]

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES