Quarta-feira, Maio 8, 2024
InícioDestaquesConheça o perfil dos 24 novos distritais eleitos para 2023

Conheça o perfil dos 24 novos distritais eleitos para 2023

Os eleitores do Distrito Federal escolheram neste domingo (2) seus representantes para a nona Legislatura da Câmara Legislativa (2023-2026). Conheça mais sobre os novos deputados distritais que, além de criar Leis do DF, vão fiscalizar o Poder Executivo pelos próximos quatro anos.

Ao clicar no nome de cada candidato, você tem acesso aos dados do Tribunal Superior Eleitoral, que incluem a prestação de contas dos recursos financeiros utilizados na campanha.

1 – Fábio Félix – PSOL – 51.792 votos

Reeleito para o segundo mandato na CLDF com a maior votação da história, Fábio Félix (PSOL) é assistente social, servidor do sistema socioeducativo, ativista LGBTQIA+ e professor. Natural de Brasília, é o primeiro deputado distrital a declarar-se gay. Durante o mandato, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos, da Comissão da Vacina e relator da CPI do Feminicídio.

 

2 – Chico Vigilante – PT – 43.854 votos
Maranhense, mudou-se para Brasília em 1977 e sua vida pública começou em 1979 com a criação da Associação dos Vigilantes do DF, que depois se tornou sindicato, entidade presidida por Chico Vigilante entre 1984 e 1990. Entre 1990 e 1994, foi eleito deputado federal pelo DF. Ocupa atualmente uma das cadeiras da Câmara Legislativa, cargo para o qual foi eleito diversas vezes.

 

3 – Max Maciel – Psol – 35.758 votos
O pedagogo e ativista social Max Maciel chega à Câmara Legislativa em sua segunda campanha ao cargo de deputado distrital. Com o lema “A periferia é o centro”, o ceilandense – que atua há mais de 20 anos na defesa dos direitos da juventude – apresentou propostas para o passe livre estudantil, descentralização da cultura, fortalecimento do empreendedorismo local e saúde pública.

 

4 – Daniel Donizet – PL – 33.573 votos
Daniel Donizet é deputado distrital desde 2019. Entre os temas levantados por ele na atual legislatura estão: defesa dos animais, educação, tecnologia, motoristas de aplicativo e melhorias do Gama, região administrativa onde nasceu.

 

 

5 – Martins Machado – Republicanos – 31.993 votos
Nascido em São Paulo, Martins Machado é pastor e radialista. Foi reeleito deputado distrital em campanha que teve como lema “Fé, Força e Família”. Em 2018, quando disputou pela primeira vez uma cadeira no Legislativo local, foi o mais votado entre os candidatos. Esteve à frente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) desde o início de seu mandato, com exceção do período em que se licenciou para chefiar a Secretaria Extraordinária da Família do GDF.

6 – Robério Negreiros – PSD – 31.341 votos
Eleito para o quarto mandato, o deputado é autor de 78 leis e 419 projetos. Empresário, bacharel em Direito com MBA em Gestão Pública, Robério Negreiros defende as bandeiras: jovens, geração de emprego e renda, mulheres e pessoas com deficiência.

 

 

7 – Jorge Vianna – PSD – 30.640 votos
Reeleito deputado distrital, Jorge Vianna nasceu no Maranhão e chegou ao DF com dois anos de idade. É servidor da Secretária de Saúde, onde ocupa o cargo de técnico de enfermagem. Iniciou a vida política em movimentos estudantis e esteve à frente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF). No atual mandato na CLDF, tem integrado comissões permanentes como a de Educação, Saúde e Cultura (CESC).

 

8 – Jaqueline Silva – Agir – 26.452 votos
Jaqueline Silva volta à CLDF em seu segundo mandato consecutivo. Nascida no Gama e moradora de Santa Maria, trabalhou como comerciante. Durante o atual mandato como deputada distrital, preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Defende o setor produtivo, o empreendedorismo, direitos da mulher e a educação, com iniciativas como o cartão Material Escolar.

 


9 – Thiago Manzoni – PL  – 25.554 votos
Thiago Manzoni (PL) é advogado. Natural de Campo Grande (MS), chegou a Brasília em 1990, com 6 anos de idade. Declara-se como cristão e conservador. Fez campanha colocando-se como o distrital da deputada federal Bia Kicis (PL). Posiciona-se como contrário ao aborto, além de ser a favor da liberdade e da propriedade privada. Em 2018, foi candidato a deputado federal pelo Partido Novo e alcançou 11.610 votos.

 

10 – Eduardo Pedrosa (União Brasil) – 22.489 votos
Natural de Brasília e formado em administração de empresas, Eduardo Pedrosa (União Brasil) vai para o segundo mandato na CLDF. Sobrinho da ex-deputada Eliane Pedrosa, o empresário trabalhou na Câmara Legislativa pelo setor produtivo, por políticas públicas de emprego, renda e de qualificação. Promoveu ações para ajudar várias instituições, desde as especializadas em tratamento de câncer, passando pelo combate à violência contra a mulher e atividades esportivas para Pessoas com Deficiência (PCDs).

11 – Joaquim Roriz Neto – PL – 21.057 votos
Joaquim Roriz Neto é brasiliense, filho da ex-deputada distrital Jaqueline Roriz. Formado em Ciências Políticas, foi subsecretário de Parcerias Comunitárias e Voluntariado do Governo Ibaneis Rocha, tendo se licenciado para disputar uma vaga na CLDF. Nas eleições de 2014 e 2018, tentou uma cadeira na Câmara dos Deputados. Afirma querer dar continuidade ao legado do avô, o ex-governador Joaquim Roriz.

12 – Iolando – MDB – 20.757 votos
Graduado em Teologia e Filosofia, membro da Assembleia de Deus de Brasília, Iolando foi reeleito para o segundo mandato. Morador de Brazlândia, é militar reformado da Força Aérea Brasileira (FAB). Devido a um acidente teve perda total dos movimentos do braço direito e defende, no legislativo local, a pessoa com deficiência. Exerce o cargo de Primeiro-Secretário da Mesa Diretora da CLDF.

 

13 – Pastor Daniel de Castro – PP – 20.402 votos
Natural de Itapipoca (CE), o distrital eleito é professor, cientista político, advogado e ex-administrador de Vicente Pires. Ficou como suplente em duas eleições para deputado distrital: 2014, pelo PMDB, e 2018, pelo PSC. Além de pautas de saúde, segurança e infraestrutura com foco em Vicente Pires, posiciona-se contra a legalização das drogas e do aborto, entre outros temas.

 

14 – Hermeto – MDB – 20.332 votos
Cearense, Hermeto é subtenente da Polícia Militar do DF. Geógrafo, foi administrador regional da Candangolândia por oito anos e mantém o programa “Pinga Fogo” na Rádio Atividade FM. Chega ao segundo mandato na Câmara Legislativa. Atualmente, ocupa a função de líder do governo Ibaneis Rocha e é titular da Corregedoria da CLDF.

 

15 – Roosevelt Vilela – PL – 20.223
Eleito suplente em 2010 e em 2014, o deputado distrital assumirá seu segundo mandato na CLDF. Formando em Direito e mestre em Administração Pública, Roosevelt Vilela é subtenente veterano do Corpo de Bombeiros Militar do DF. Foi secretário-adjunto das Cidades e administrador de três regiões administrativas. Atua pela melhoria da segurança, da educação, da saúde e pelo estímulo ao esporte.

 

16 – Doutora Jane – Agir – 19.006
Doutora Jane é natural de Brasília. Delegada da Polícia Civil, foi atleta de vôlei, enfermeira, professora de geografia na rede pública e diretora do Sindicato dos Professores. Exerceu diversos cargos, como secretária de Estado de Políticas para Crianças Adolescentes e Juventude, administradora de Sobradinho e chefe da Controladoria Jurídica da Codeplan. Em 2018, ficou como suplente na CLDF.

​​​​​​​17 – Rogério Morro da Cruz – PMN – 18.207 votos
Bernardo Rogério Mata de Araújo Junior, eleito com o nome Rogério Morro da Cruz, nasceu em Porto (PI). É casado, tem seis filhos e trabalha na área de vendas. Entre as suas prioridades para o mandato de deputado distrital, na nona legislatura da Câmara Legislativa, ele destaca a regularização fundiária.

 

 

 

18 – Gabriel Magno – PT –  18.063
Gabriel Magno é professor do ensino médio da Secretaria de Educação do DF. Considerado sucessor da deputada distrital Arlete Sampaio (PT), de quem foi chefe de gabinete, chega à CLDF em sua primeira eleição com propostas para a educação, saúde e direitos humanos, entre outras áreas. Além disso, afirma que vai lutar por “uma cidade para todos”.

 

19 – João Cardoso – Avante – 17.579 votos
Atualmente ocupando uma das cadeiras da Câmara Legislativa, João Cardoso foi reeleito para um novo mandato como deputado distrital. Servidor público do Distrito Federal, nas carreiras de professor e auditor, é morador de Sobradinho, e professa a fé católica. Concentra sua atuação em áreas como educação, servidores, condomínios, rodoviários e meio ambiente.

 

20 – Paula Belmonte – Cidadania – 17.208  votos
Deputada federal eleita em 2018 pelo PPS, tem como principais bandeiras a defesa da infância, da educação e do incentivo ao empreendedorismo. Formada em administração, é empresária e defende a reforma tributária e fim de privilégios aos políticos, como a prerrogativa de foro e a reeleições sem limites no legislativo.

 

21 – Ricardo Vale – PT – 17.077 votos
Eleito deputado distrital em 2014 e suplente em 2018, Ricardo Vale é desenhista técnico, graduado em administração e marketing. Morador de Sobradinho, milita pelas causas sociais, com atuação nos movimentos estudantis, culturais, esportivos e em defesa dos direitos humanos.

 

 

22 – Wellington Luiz – MDB – 16.933 votos
Policial civil, Wellington Luiz retorna à Câmara Legislativa para atuar na nona legislatura após ter ocupado uma das cadeiras da CLDF entre os anos de 2011 e 2018. Entre outras, é autor da Lei distrital nº 5.177/2013, que reserva vagas para gestantes nos estacionamentos do DF.

 

 

23 – Pepa – PP – 15.393 votos
Natural de Várzea do Poço (BA), é morador de Planaltina, servidor público do DF, e tem como bandeiras principais o esporte, a cultura, a mobilidade e a assistência social. Foi candidato a deputado distrital em 2014, pelo PHS, e em 2018, pelo PSC.

 

 


24 – Dayse Amarilio – PSB – 11.012 votos
A enfermeira obstetra Dayse Amarilio é brasiliense e foi eleita para seu primeiro mandato de deputada distrital. Para concorrer à eleição, licenciou-se do SindEnfermeiro DF, no qual ocupava o cargo de presidente. Na entidade, esteve à frente de lutas da categoria. Também é professora e apresenta-se como defensora do SUS.


Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:

YouTube | Instagram | Facebook | Twitter

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES