Terça-feira, Maio 7, 2024
InícioDestaquesConsumidores terão conta de água mais barata após recomendação do MPDFT

Consumidores terão conta de água mais barata após recomendação do MPDFT

Tarifa foi cobrada indevidamente de junho de 2021 a agosto de 2022. Valor arrecadado com a cobrança de serviços ambientais, que até o momento é de R$ 3.661.074,43, será abatido após próxima revisão tarifária

A partir deste mês, a tarifa de água estará 0,23% mais barata. Após recomendação da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon), a Agência de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) suspendeu a cobrança de valor por serviços ambientais (PSA). A tarifa havia sido instituída pela Resolução nº 4, de 19 de abril de 2021, que foi anulada. O valor arrecadado, que até o momento é de R$ 3.661.074,43, será devolvido aos consumidores por meio de abatimento na próxima revisão tarifária.

A tarifa foi cobrada de junho de 2021 a agosto de 2022 e também havia sido considerada ilegal pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). A quantia arrecadada será devolvida aos consumidores quando houver nova revisão tarifária. O valor será deduzido nas contas de água dos usuários do serviço.

A Prodecon entende que “a resolução inovou e usurpou da função tipicamente legislativa, ao criar a possibilidade de custeio dos pagamentos por serviços ambientais (PSA), por meio da instituição de parcela de 0,2% da receita obtida com a tarifa dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, sem que haja autorização legislativa para esse fim”.


Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:

YouTube | Instagram | Facebook | Twitter

SourceMPDFT
VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES