Reunião aborda demandas dos profissionais, dimensionamento e planejamento de ações futuras
Nesta terça-feira (03/12), o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) reuniu-se com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (SAMU-DF) para discutir temas cruciais relacionados ao Atendimento Pré-Hospitalar na capital federal. O encontro aconteceu em um contexto de busca por soluções para os desafios enfrentados pelo SAMU-DF e contou com a participação de representantes de cada instituição.
Entre os presentes estavam o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, o conselheiro regional Flávio Vitorino, a gerente de atendimento pré-hospitalar móvel do SAMU-DF, Vanessa Rocha, o assessor Caio Rocha, o diretor do SAMU, Victor Leonardo Queiroz, além de representantes do Cofen: Sérgio Martuchi, assessor técnico do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP), e Eduardo Fernando de Souza, chefe da ouvidoria geral do Cofen.
A reunião abordou tópicos como a suspensão judicial das Resoluções Cofen 688/2022 e 718/2023, regulamentação, políticas nacionais e distritais, dimensionamento profissional, e métodos de gerenciamento para situações enfrentadas diariamente pelos profissionais do SAMU. Também foram apresentadas demandas dos servidores, incluindo o quadro de déficit de profissionais, que tem impactado o atendimento à população.
O presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, destacou o papel do Conselho em apoiar os profissionais e contribuir para o fortalecimento do serviço. “Nossa missão é ouvir e atuar junto aos órgãos competentes para garantir que os profissionais do SAMU tenham condições adequadas para exercerem seu trabalho com excelência. A colaboração entre as instituições é essencial para alcançarmos soluções concretas.”
Eduardo Fernando, ressaltou a importância dos profissionais de Enfermagem do SAMU-DF exercerem suas funções com estrita observância às atribuições legais da categoria, descritas na Lei do Exercício Profissional e nos atos normativos vigentes do Cofen e do Ministério da Saúde, que regulamentam a atuação da Enfermagem no âmbito da urgência e emergência pré-hospitalar.
Tanto o Coren-DF quanto o Cofen comprometeram-se a apoiar o SAMU-DF e subsidiar as melhorias que competem às autarquias, destacando a importância de ações integradas para o fortalecimento do Atendimento Pré-Hospitalar. Outra proposta discutida durante o encontro foi a realização de um congresso do SAMU para a região Centro-Oeste, com o apoio do Coren-DF, que deve abordar as especificidades e os desafios enfrentados pelos serviços de urgência e emergência.
Vanessa Rocha, gerente do SAMU-DF, ressaltou a importância do encontro. “Discutir o atual cenário e trazer nossas demandas é um passo importante para planejar melhorias que impactem tanto a rotina dos profissionais quanto a qualidade do atendimento à população. Esse diálogo com os Conselhos é fundamental.” n
Fonte: Ascom Coren-DF