25.5 C
Brasília
Quinta-feira, Outubro 23, 2025
InícioDestaque BrasilDez anos de literatura e Enfermagem: Academia IPÊ é celebrada em sessão...

Dez anos de literatura e Enfermagem: Academia IPÊ é celebrada em sessão solene na Câmara Legislativa do DF

Conselheiro e membro da Academia, Osvaldo Albuquerque representou o Cofen na solenidade que aconteceu quarta-feira (22), na CLDF

A manhã desta quarta-feira (22) foi marcada por uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em homenagem aos 10 anos da Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem (Academia IPÊ). A cerimônia, proposta pelo deputado distrital Jorge Vianna (DF), também membro da entidade, reuniu autoridades, acadêmicos, representantes de instituições culturais e profissionais da Enfermagem para celebrar a trajetória da Academia, que se consolidou como referência literária no Distrito Federal e no país.

Fundada em 13 de julho de 2015 pelos enfermeiros e pesquisadores Elioenai Dornelles e Onã Silva, a Academia IPÊ tem como lema “Ciência, Arte, Poesia, Cuidado” e reúne escritores e poetas da área da Enfermagem em âmbito internacional. Durante a solenidade, foram prestadas homenagens aos fundadores, acadêmicos atuais e coletivos culturais parceiros, além do lançamento do livro Enfermagem com Poesia – Volume 4.

A presidente da Academia, Onã Silva, destacou a importância da literatura como instrumento de valorização da Enfermagem: “A Academia IPÊ nasceu para unir ciência e arte, mostrando que o cuidado também pode ser expresso em poesia. Celebrar 10 anos é reafirmar o compromisso com a cultura e com a história da nossa profissão”.

O patrono Elioenai Dornelles, já falecido, e a acadêmica Iraci dos Santos, que partiu recentemente, foram lembrados durante a sessão, em reconhecimento ao valioso trabalho e à dedicação prestados frente à entidade.

Elissandro Noronha, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) destacou a importância da literatura para reforçar a sensibilidade dos profissionais da área. Assim como o deputado Jorge Vianna comparou a profissão com a literatura: “A Enfermagem, em sua essência, é a ciência do cuidado. Ela toca o corpo, usa técnica, alivia a dor e se confronta diariamente com a fragilidade da existência. A literatura, por sua vez, é a arte do significado. Ela toca a alma, interpreta a condição humana, organiza as emoções e dá voz à nossa existência”.

Visita à nova sede do Cofen e entrega de livro

Membros da Academia conheceram a nova sede do Cofen

No período da tarde, os membros da Academia IPÊ e autoridades presentes participaram de uma visita institucional à nova sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em Brasília. O encontro reforçou a parceria entre a entidade literária e o órgão de classe, que tem apoiado iniciativas de valorização cultural e científica da Enfermagem.

Representando o Cofen, o conselheiro federal Osvaldo Albuquerque, também membro da Academia, ressaltou a sua relevância para a profissão: “A Academia IPÊ é um patrimônio da Enfermagem brasileira. Ela mostra que nossos profissionais não apenas cuidam, mas também produzem arte, ciência e literatura. O Cofen se orgulha de apoiar e caminhar junto com essa iniciativa que dá voz e visibilidade à nossa categoria”.

A sessão solene e a visita ao Cofen marcaram um dia de reconhecimento e valorização da Academia IPÊ, que ao longo de uma década consolidou-se como espaço de produção literária e cultural, reunindo enfermeiros-escritores de diferentes regiões do Brasil e do mundo.

Doação de livros para biblioteca do Cofen

Como parte das atividades, foi realizada entrega oficial do 4º volume do livro Enfermagem com Poesia à biblioteca do Cofen, juntamente com outras edições de obras, fortalecendo o acervo literário da instituição e ampliando o acesso à produção cultural da Enfermagem. A doação simboliza o compromisso da Academia IPÊ com a disseminação do conhecimento e da arte produzida por profissionais da área, ao reafirmar a importância da literatura como ferramenta de valorização da categoria.

Também participaram das atividades os membros Anne Caroline Amorim, Lisandra Risi, Pedrita Barbosa, Ricardo José Mouta e Tamara Valentim.

Com sede em Brasília, a Academia segue expandindo sua atuação e inspirando novas gerações de profissionais a unirem ciência, arte e poesia em prol da valorização da Enfermagem.

Fonte: Ascom/Cofen – Tânia Moraes

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES