Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) participou, nesta terça-feira (9/4), de um ato solene no Salão Nobre do Congresso Nacional, o evento foi convocado pela conselheira do Cofen e deputada enfermeira Ana Paula. Com o tema “Vacinação e Proteção Coletiva”, o evento reuniu autoridades da área da saúde e parlamentares para destacar a importância da imunização como estratégia essencial de saúde pública no Brasil.
A solenidade contou com a presença do presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha; da tesoureira do Coren-DF, Valda Fumeiro; das conselheiras do Cofen, Ana Paula Brandão e Helga Bresciani; e da chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Cofen, Tatiana Melo e da enfermeira deputada Rejane. Também estiveram presentes representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do DF, do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Durante o evento, a conselheira federal Ana Paula Brandão se emocionou ao lembrar sua trajetória profissional e reforçar o protagonismo da Enfermagem na condução das campanhas de imunização no Brasil. “Falar de vacinação é falar da essência da Enfermagem. É o enfermeiro quem recebe, armazena, aplica e faz o descarte das vacinas, seguindo protocolos estabelecidos. Eu tive a honra de atuar em salas de vacinação e, hoje, estar aqui neste espaço representando os profissionais que estão na linha de frente da imunização é motivo de muito orgulho”, afirmou. Ela também destacou os desafios enfrentados diante da hesitação vacinal: “Vacina é ciência. Não podemos permitir que a desinformação comprometa décadas de avanços em saúde pública. É nosso dever combater as notícias falsas com informação qualificada e responsabilidade.”
A chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Cofen, Tatiana Melo, apresentou dados preliminares da ação nacional de fiscalização realizada em fevereiro, que avaliou a estrutura e a atuação profissional nas salas de vacina de todas as capitais e regiões metropolitanas do país. “Visitamos 4.177 salas de vacinação em 394 municípios, alcançando cerca de 15.700 profissionais de Enfermagem. Identificamos 1.628 inconformidades que foram notificadas. A vacinação brasileira está nas mãos da Enfermagem — e nossa atuação é determinante para o sucesso do Programa Nacional de Imunizações”, declarou.
O presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, reforçou a relevância da participação da categoria em eventos como esse. “O Dia Mundial da Saúde é um momento para refletirmos sobre os desafios da saúde pública no Brasil, e a vacinação é um deles. A Enfermagem não só participa: ela lidera esse processo. Somos nós que damos vida ao PNI.”
Além da solenidade, os participantes foram convidados a testar seus conhecimentos no quizz interativo “Vacina ou Passa”, uma ação educativa e lúdica promovida pelo programa Colabore com o Futuro.
O evento abordou ainda temas como os avanços e desafios do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a importância da vacinação ao longo da vida e estratégias para enfrentar a hesitação vacinal — um dos principais entraves para o aumento da cobertura vacinal no país.
Fonte: Ascom/Coren-DF