A programação da tarde desta quinta-feira (16) do I Seminário Nacional de Ética Profissional (Senep) deu continuidade às discussões sobre a consolidação da cultura ética e o fortalecimento institucional da Enfermagem. As atividades reuniram representantes de diversos Conselhos Regionais para compartilhar experiências bem-sucedidas na implantação de Comissões de Ética e debater estratégias de enfrentamento ao assédio moral e à discriminação nas instituições de saúde.
O painel “Experiências exitosas na implantação de Comissões de Ética nas Instituições de Saúde” contou com a participação da vice-presidente do Coren-RJ, Rosimere Maria da Silva, da conselheira do Coren-SC, Valdemira Dagostin, do conselheiro do Coren-RO, Josué da Silva Sicsú, e da conselheira do Coren-ES, Teresa Cristina Ferreira da Silva. Os palestrantes destacaram avanços obtidos com a criação e fortalecimento das Comissões de Ética, enfatizando seu papel como espaços de mediação e orientação que contribuem para o aprimoramento da prática profissional e para a promoção de ambientes mais justos e colaborativos.
Encerrando o dia, o painel “Assédio moral e discriminação: até onde vai o conflito e onde começa a infração ética/disciplinar” foi apresentado pela assessora técnica do Cofen, Alana da Silva Vasconcelos, sob coordenação da segunda-secretária do Cofen, Helga Regina Bresciani. A atividade discutiu a importância de diferenciar conflitos interpessoais de infrações éticas e destacou a necessidade de prevenção, acolhimento e educação permanente para fortalecer uma cultura institucional baseada no respeito e na equidade.
Fonte: Ascom/Cofen