Redação PDNews
Por Bruno Laganá
O jardim do Hospital de Base (HBDF) se transformou, nesta quarta-feira (21), em espaço de celebração e valorização da enfermagem. A Expoenf – Semana da Enfermagem 2025 reuniu equipes assistenciais, estudantes e colaboradores em uma programação com serviços de bem-estar, oficinas, estandes e atividades de saúde e autocuidado.
A abertura contou com a presença do superintendente do HBDF, Edson Gonçalves; da gerente geral de Assistência, Fernanda Hak; da gerente de Enfermagem, Tatiane Nunes; do diretor de Administração e Logística do IgesDF, Marcos Dutra Vargas; da representante da Vice-Presidência, Manuella Rocha; do presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha; e da representante do sindicato Sindate, Josi Jacob.
Tatiane Nunes destacou que o evento foi pensado para valorizar os profissionais da enfermagem. “Foi uma oportunidade para destacar a importância da nossa categoria no cuidado à saúde pública, além de promover integração, bem-estar e atualização profissional em um ambiente acolhedor”, afirmou.
O superintendente reforçou o papel fundamental da enfermagem no hospital. “Que possamos, juntos, aprimorar nosso trabalho e alcançar resultados cada vez melhores”, disse. Já a Fernanda Hak, destacou o protagonismo da categoria. “O olhar atento, o gesto de acolhimento, vocês se tornam parte da família dos pacientes. Esse cuidado é feito com amor”, completou.
A programação incluiu homenagens aos chefes dos quatro núcleos e 20 setores de enfermagem, como Internação, Ambulatório, Hemodinâmica, Oncologia, Bloco de Procedimentos, Pronto-Socorro, Centro Cirúrgico, CME e UTIs. Todos receberam certificados e flores, além de reconhecimento aos enfermeiros que exercem funções de liderança no HBDF.
Arte que simboliza união
Como parte das atividades, o artista Rodrigo Dias criou uma pintura colaborativa na parede em frente ao refeitório, chamada Árvore de Mãos. Ele desenhou o tronco e os galhos, e os participantes preencheram as folhas com as próprias mãos, representando união e trabalho coletivo.
A fisioterapeuta Carolina Maia participou e elogiou a proposta. “É sempre positivo envolver todos em ações que fortalecem a integração entre os setores”, comentou.
Para o artista, a arte ajuda a transformar o ambiente. “É uma forma de levar cor e leveza a um espaço onde muitas pessoas enfrentam desafios”, afirmou.
Estandes, oficinas e autocuidado
Os participantes circularam por estandes com serviços como massagem, limpeza de pele, maquiagem e degustações do Projeto Acolher.
Houve ainda:
- Exposição e sorteio de jalecos, scrubs, acessórios e itens do bazar dos Amigos do Hospital de Base;
- Estandes de educação, com informações sobre saúde e finanças;
- Atendimentos e orientações de representantes do Sindate e Sindenf;
- Espaço de inovação, com demonstrações de materiais, simulação realística e técnicas de compressão com o apoio da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP).
O Núcleo de Qualidade e a Gerência de Enfermagem (GEREF) promoveram jogos educativos sobre segurança do paciente. A Rede Feminina de Combate ao Câncer realizou oficinas de artesanato. Ao final, todos participaram de um chá da tarde organizado pela GEREF, com apoio da Máxima Facilities e de colaboradores. A programação continua nesta quinta-feira (22), com mais atividades para os profissionais da enfermagem.