Josiel Ferreira
Pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Instituto Ipec divulgada nesta terça, 30, pela TV Globo mostra os índices de intenção de voto para o cargo do Palácio do Buriti.
O chefe do Executivo Ibaneis Rocha, do MDB, lidera a disputa com 41% das intenções de voto.
Registrada no TSE sob o número BR-00009/2022 – a pesquisa ouviu 1,2 mil pessoas entre os dias 27 e 29 de agosto – com margem de erro de 3% para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Os postulantes ao Governo do Distrito Federal são: Coronel Moreno (PTB), Ibaneis Rocha (MDB), Izalci Lucas (PSDB), Keka Bagno (PSOL), Leandro Grass (PV), Leila Barros (PDT), Lucas Salles (Democracia Cristã – DC), Paulo Octávio (PSD), Renan Arruda (PCO), Robson da Silva (PSTU) e Teodoro da Cruz (PCB).
O ex-secretário de Educação Rafael Parente (PSB) desistiu de concorrer ao GDF em 25 de agosto, o nome dele foi levado em consideração no levantamento, já que a saída do candidato ocorreu após o registro da pesquisa.
Veja o resultado da nova pesquisa estimulada (resposta estimulada e única, em %):
Ibaneis Rocha (MDB): 41% (38% na pesquisa anterior, em 15 de agosto)
Leila do Vôlei (PSD): 9% (8% na pesquisa anterior)
Paulo Octávio (PSD): 9% (9% na pesquisa anterior)
Leandro Grass (PV): 7% (4% na pesquisa anterior)
Izalci (PSDB): 5% (5% na pesquisa anterior)
Renan Arruda (PCO): 2% (não pontuou na pesquisa anterior)
Keka Bagno (PSOL): 1% (2% na pesquisa anterior)
Coronel Moreno (PTB): 1% (não pontuou na pesquisa anterior)
Robson da Silva (PSTU): 1% (não pontuou na pesquisa anterior)
Não sabe ou não respondeu: 11% (10% na pesquisa anterior)
Branco/nulo: 13% (19% na pesquisa anterior)
Rafael Parente (PSB), que retirou a candidatura, e Lucas Salles (DC) ficaram com menos de 1%. Teodoro da Cruz (PCB) não pontuou na pesquisa divulgada nesta terça (30).
Em 15 de agosto Rafael Parente havia ficado com 3% e Lucas Salles com 1%. Renan Arruda (PCO), Robson da Silva (PSTU) e Teodoro da Cruz (PCB) não pontuaram na primeira pesquisa.