Quinta-feira, Maio 9, 2024
InícioSAÚDEInauguração do laboratório usina no Guará traz mais segurança para os usuários...

Inauguração do laboratório usina no Guará traz mais segurança para os usuários da saúde Centro-Sul

Por Zuleika

“A ciência não avança sem a tecnologia”, resumiu em uma frase o que é a entrada em funcionamento do laboratório usina da Secretaria de Saúde na Região Centro-Sul, o secretário adjunto de Atenção Primária da SES, dr. Luciano Agrizzi, representando a secretária de saúde. Segundo ele, “A qualidade e a capacidade do laboratório, trará um tempo resposta mais rápido para os usuários da saúde da Região Centro Sul e de outras regiões que poderão, também, realizar os exames de ponta aqui. A incorporação de tecnologia avançada é fundamental para a segurança do usuário e melhora o ambiente dos profissionais da saúde. É um grande impacto e todos vão notar a diferença na agilidade do atendimento. Todos saem ganhando, ressalta Agrizzi.

A Região Centro-Sul de Saúde compreende as cidades do Guará, Riacho Fundo I e II, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Park Way e Estrutural, o que dá uma média de 200 mil pessoas que utilizam os serviços de saúde pública. Outro ganho para a população do Guará, é que os exames clínicos, antes realizados no Hospital do Guará para os internos, virão para o laboratório da UBS 02, devido a agilidade do tempo resposta. Já os pacientes que coletam os exames nas outras unidades de saúde, também terão os resultados em menos de 24 horas pelo sistema informatizado da Secretaria de Saúde do DF.

Todos os convidados do evento, como médicos, enfermeiras e técnicos de laboratório foram unânimes em afirmarem que o fortalecimento da Atenção Primária desafoga as emergências dos hospitais e dá mais qualidade ao atendimento do usuário e reforça a assistência à população.

Para a dra. Michelle Lopes, atual superintendente da região Centro-Sul, a obra só foi possível de ser concluída com os esforços de todos os funcionários da saúde. ” Em cada cerâmica, aqui colocada, em cada fiação para os super equipamentos de ponta, tem a dedicação de um funcionário, que passaram até madrugada a dentro para que tudo desse certo. Esta entrega não é só para a comunidade, mas também para os servidores que precisam de local adequado de trabalho, com conforto, segurança e integralidade para que possamos atender bem o usuário da saúde pública”, enalteceu a superintendente.

Os exames que ali serão processados são hemogramas, bioquímicos e hormonais. A readequação do laboratório durou 12 meses, sendo o primeiro deste modelo implantado em Brasília pela Rede Pública de Saúde do Distrito Federal, e servirá, também, para desafogar o Lacen, que atualmente tem grande concentração de exames. Este ganho para nossa cidade e toda a região foi através de destinação de emenda parlamentar do deputado Delmasso para a região Centro-Sul.

 

 

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES