23.7 C
Brasília
Terça-feira, Novembro 18, 2025
InícioDestaque BrasilInscrições para o Edital EpiLab são prorrogadas até 22 de novembro

Inscrições para o Edital EpiLab são prorrogadas até 22 de novembro

As inscrições para o Edital EpiLab – Iniciativas Educacionais em Epidemiologia Aplicada aos Serviços de Saúde foram prorrogadas até 22 de novembro. A ampliação do prazo oferece a profissionais e instituições a oportunidade de dar maior visibilidade a experiências exitosas em formação e qualificação em epidemiologia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Laboratório de Inovação em Saúde (EpiLab) é uma iniciativa da Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços, vinculada ao Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (CGDEP/Daevs/SVSA/MS). O projeto é desenvolvido em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e reconhece o papel estratégico da epidemiologia aplicada para o fortalecimento das práticas de vigilância em saúde no SUS.

A Organização Mundial da Saúde ressalta que a formação em epidemiologia é elemento fundamental para sistemas públicos de saúde robustos. Entretanto, a escassez de informações consolidadas sobre metodologias bem-sucedidas aplicadas nos serviços dificulta a formulação de estratégias de capacitação mais eficazes. Nesse contexto, alinhado à missão do Daevs/SVSA/MS de promover a formação de recursos humanos em epidemiologia, o EpiLab busca identificar, organizar e difundir iniciativas educacionais já implementadas ou em desenvolvimento, contribuindo para a qualificação da atuação epidemiológica em todo o país.

O EpiLab tem como finalidade mapear iniciativas educacionais em epidemiologia aplicada, desenvolvidas por instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos em todas as regiões do Brasil. A partir desse levantamento, pretende-se sistematizar os conhecimentos produzidos, construir um panorama das práticas formativas em curso no SUS e fomentar o intercâmbio de experiências, favorecendo a replicação de modelos bem-sucedidos em diferentes contextos sociais e sanitários.

Profissionais, equipes e instituições com experiências relevantes são convidados a participar do edital e contribuir para o fortalecimento da formação em epidemiologia no país.

Inscrições e mais informações: https://apsredes.org/lis-epidemio-sus/

 

Fonte: Ascom/Cofen

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES