Por Kleber Karpov
Para amantes do futebol da comunidade de Café Sem Troco, situada na Região Administrativa (RA) Paranoá, este domingo (30/Abr), foi dia de campeonato. Algo possível, somente após a intervenção do governador Ibaneis Rocha (MDB), por intermédio da ação dos moradores, lideranças comunitárias com apoio da administração da RA e, ação do DF Legal. Isso após a agência de fiscalização do GDF remover, em 13 de abril, ‘demarcação’ ilegal de grileiros que invadia e ‘tomava’ o campo para fazer loteamento ilegal.
Na ocasião, o líder comunitário, Luís Kennedy, fez o registro da intervenção de equipe do DF Legal e explicou ao Política Distrital (PD), que o campo, de uso dos moradores da região há mais de 30 anos, foi cercado por grileiros, mas que a ação do DF Legal o devolveu à comunidade.
“A única área que o Café Sem Troco tem que é o campo. Há mais de 30 anos que vem utilizando como área de esporte. Aí vem os grileiros de terras e cercam o campo. Com a união do povo e várias denuncias e a persistência do líder comunitário, o DF Legal, junto com as autoridades viu que se tratava de grilagem de loteamento irregular. Foram até o local, derrubaram a cerca e devolveram o campo para o povo do Café Sem Troco.”, explicou Kennedy.
De acordo com o líder comunitário, após, aproximadamente de duas semanas, os moradores de Café Sem Troco tomaram ‘posse’ do equipamento público. Com apoio da RA, um trator deixou recuperou o terreno, que já estava a ser consumido por mato e, nesse domingo, o torneio recebeu as disputas entre os times de Mangueiral, Real City, Cariru e Marajó.
Alô GDF
Após esse torneio, PD aproveita o momento gratidão da comunidade de Café sem Troco, e deixa a sugestão à Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do DF. Já pensou o próximo torneio com um campo gramado?