26.5 C
Brasília
Terça-feira, Novembro 11, 2025
InícioDestaque BrasilLiderança da Enfermagem, pesquisa e sustentabilidade têm destaque no Congresso da Feppen

Liderança da Enfermagem, pesquisa e sustentabilidade têm destaque no Congresso da Feppen

Congresso acontece no RioCentro, de 12 a 12 de novembro
Congresso acontece no RioCentro, de 12 a 12 de novembro

A Enfermagem latina e caribenha se reúne a partir desta quarta-feira, 12/11, no Rio de Janeiro. Com o tema “O poder da Enfermagem para gerar mudanças na América Latina e no Caribe”, XVII Congresso da Federação Panamericana dos Profissionais de Enfermagem – Feppen traz para o centro das articulações regionais pesquisa e liderança, temas de seminários internacionais paralelos ao congresso.

O caminho da Enfermagem para o poder e tomada de decisão é tema do painel Do Cuidado à Influência, com dirigentes da Enfermagem do Brasil, Portugal e Colômbia, na manhã de quinta-feira. As atividades incluem mesas sobre Mercado de Trabalho, Liderança Transformacional, Práticas Avançadas de Enfermagem, Formação, desigualdade de gênero e raça e caminhos de resistência. Confira a íntegra da programação.

“Este encontro simboliza mais do que uma agenda técnica: representa a união de nações e profissionais que compartilham o mesmo propósito de fortalecer a Enfermagem e ampliar seu impacto na vida das pessoas. O futuro da Enfermagem nas Américas será construído de forma coletiva — com diálogo, conhecimento e compromisso social”, afirma o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri.

Realizado em durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), o Congresso propõe reflexões sobre o papel da Enfermagem frente às mudanças climáticas, tema de conferência com o enfermeiro chileno Felipe Cortés Leddy, na tarde de quinta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, entre 2030 e 2050, mais de 250 mil mortes podem ocorrer por causas relacionadas ao clima, como arboviroses, enchentes, ondas de calor. 

Compartilhamento de boas práticas também tem espaço na programação. A experiência brasileira com certificação de qualidade será apresentada pela conselheira Helga Bresciani. A iniciativa reconhece instituições de saúde e de ensino que demonstram excelência no processo assistencial e na formação profissional, promovendo a melhoria dos serviços, valorização dos profissionais e  a integração entre os serviços de saúde, as escolas e os Conselhos de Enfermagem.

Sobre a Feppen

A Feppen é formada por organizações de Enfermagem da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Seu 18º Congresso é realizado pela Feppen e o Cofen, com o apoio da Unidade de Recursos Humanos para a Saúde (RHS) do Departamento de Sistemas e Serviços de Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

 

 

Fonte: Ascom/Cofen

Source link

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES