A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançaram recentemente o “Artificial Intelligence (AI) in Public Health: Readiness Assessment Toolkit” (Kit de Avaliação da Preparação da Inteligência Artificial (IA) para a Saúde Pública, em tradução livre). O recurso visa ajudar os países a integrar a Inteligência Artificial (IA) em seus sistemas de saúde pública.
O objetivo do material é fornecer uma base para decisões informadas sobre a adoção de inovações tecnológicas na saúde digital. O kit promove a implementação da IA no planejamento estratégico, na melhoria dos resultados de saúde e na eficiência operacional, oferecendo uma estrutura para avaliar dimensões como governança, infraestrutura, gestão de dados e financiamento.
“A Inteligência Artificial está transformando rapidamente a saúde pública, oferecendo novas ferramentas para modernizar os sistemas e serviços de saúde”, destacou Jarbas Barbosa, diretor da OPAS.
A metodologia do kit inclui uma série de perguntas categorizadas que cobrem aspectos desde a infraestrutura existente e o panorama da saúde digital até a disponibilidade de dados de qualidade, a preparação da força de trabalho em saúde e os marcos regulatórios. Também são abordadas áreas como conscientização, educação e engajamento público.
A iniciativa é parte da caixa de ferramentas de transformação digital da OPAS e está alinhada com os Oito Princípios Orientadores da Transformação Digital do Setor da Saúde, que visam garantir que as iniciativas de saúde digital sejam justas, sustentáveis e impactantes. “A OPAS está comprometida em apoiar todos os Estados Membros na integração da IA em seus sistemas de saúde pública. A adoção da IA é um esforço coletivo para assegurar que todos possam se beneficiar das novas tecnologias”, acrescentou Jarbas Barbosa.
Fonte: Opas