Por Kleber Karpov
Um acordo firmado, após reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) (19/Jul), o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou Flávia Arruda (PL), candidata a senadora da chapa. O ex-governador José Roberto Arruda (PL), por sua vez, deve disputar uma vaga para deputado federal.
Com o anúncio, a então candidata ao Senado Federal pelo Republicanos, a ex-ministra Família, Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, a pedido de Bolsonaro deve, em acordo com partidos nacionais, definir o futuro político. A ex-candidata a senadora, no entanto, não descarta retornar à pasta no ministério.
Ibaneis
Para Ibaneis, o recuo do ex-governador Arruda em concorrer ao Governo do Distrito Federal, “Foi o melhor para a cidade e para o Brasil”, o chefe do Executivo ponderou ainda que a unificação cumpre o compromisso de reforçar a base de apoio a Bolsonaro, no âmbito do DF.
“Nós todos temos um compromisso com o presidente Jair Messias Bolsonaro no sentido de que a gente possa unificar o campo que está em torno do presidente da República aqui no Distrito Federal e também fazer um trabalho pela cidade”.
Celina Leão
Em entrevista a Jovem Pam News (19/Jul), a deputada federal, Celina Leão (Progressistas),que concorre à vice-governadora, na chapa de Ibaneis, ao comentar o cenário politico das eleições desse ano, ponderou que a “costura política”, teve o momento certo para o ocorrer.
A parlamentar apontou diversos fatores, a exemplo da recente decisão da Justiça, favorável a Arruda, a convergência de Arruda para compor com o governador Ibaneis, definições partidárias, além do apelo de Bolsonaro, influenciaram no ‘timing‘ da recente mudança na composição da chapa.
“O risco para todas as coligações foi o que fez o presidente Bolsonaro puxar as rédeas para fazer o apelo a todos os grupos”, justificou Celina Leão.
José Arruda
O ex-governador, José Arruda, por sua vez, apontou a importância da humildade, após ficar, longe da vida pública, por mais de 10 anos.
“Como eu estou voltando para a vida pública, venho com muita humildade e vou disputar, se for possível, uma cadeira na Câmara Federal”, disse Arruda.