A revista Enfermagem em Foco celebrou uma grande conquista ao elevar sua classificação para A4, no Qualis CAPES, conforme avaliação referente ao quadriênio 2021–2024, recentemente divulgada. O resultado consolida a trajetória editorial das publicações e reafirma seu compromisso ético com a disseminação de conhecimento científico qualificado.
A nova classificação retrata o rigor dos processos editoriais, a qualidade dos artigos e pesquisas publicadas pela revista, que se tornou um importante espaço de divulgação científica para pesquisadores, docentes e profissionais da Enfermagem em todo o país.
Além de ampliar a credibilidade institucional da revista, o avanço no Qualis CAPES fortalece o impacto acadêmico da produção científica produzida, beneficiando autores, pesquisadores e programas de pós-graduação que utilizam a revista como veículo de divulgação de seus estudos.
Para a conselheira Ellen Peres, editora chefe da revista Enfermagem em Foco, a nova classificação reflete o reconhecimento de um trabalho coletivo do conselho editorial, guiado pelo compromisso ético de disseminar o conhecimento produzido baseado em evidências, e nas melhores práticas científico editoriais.
“A nova categoria valida a revista como um espaço consolidado de produção e difusão do conhecimento em Enfermagem, encorajando a pesquisa nacional e contribuindo de forma efetiva e assertiva para o desenvolvimento social do país”, afirma.
Segundo Luciano Lourenção, editor científico da revista, o reconhecimento espelha o aprimoramento contínuo dos processos editoriais e o engajamento de autores, pareceristas e editores comprometidos com a excelência científica.
“A nova classificação amplia a visibilidade e o impacto da produção acadêmica divulgada, assegurando a contribuição da Enfermagem para a ciência, para a formação acadêmica e para a qualificação da saúde no Brasil”, ressalta.
O que é o Qualis CAPES?
O Qualis Capes é um sistema que faz a classificação da produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros, no que diz respeito aos artigos publicados em diversos periódicos, revistas, anais e livros científicos, englobando todas as áreas do conhecimento.
O método de análise foi criado para classificar a qualidade dos artigos stricto sensu e das pesquisas científicas. Como resultado, uma lista com a classificação é disponibilizada e pode ser acessada por quem deseja conhecer os periódicos que apresentam um bom conteúdo.
A classificação ainda é feita pelos comitês compostos por consultores de cada área de avaliação. Os critérios são previamente definidos pela área e aprovados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). Cada periódico recebe uma classificação em diferentes áreas de avaliação, refletindo sua qualidade, impacto e relevância em cada campo específico do conhecimento.
Os periódicos são enquadrados nos indicativos de qualidade de A1, o mais elevado; A2; A3; A4; B1; B2; B3; B4; a C – com peso zero. Na mais recente avaliação Qualis, referente ao quadriênio 2021–2024, a revista Enfermagem em Foco foi classificada no estrato A4 (alto impacto) em sua área-mãe de Enfermagem.
Fonte: Ascom/Cofen- Nicole Borges



