O diretor de Atenção Primária da Região Oeste, Marcondes Mendes, apontou que a iniciativa facilita o acesso da população aos serviços de saúde. “É uma ação voltada para a saúde do trabalhador do Ministério da Saúde e do governo federal e também de quem passa pela Esplanada. As ações de imunização fora das salas das Unidades Básicas de Saúde facilitam o acesso da população, uma vez que levam as doses a locais de grande circulação”, explicou.

Ao discursar, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, elogiou o trabalho da Secretaria: “Quero agradecer a Secretaria de Saúde do DF que nos apoiou em todas as ações. É na ponta, no trabalho em cada estado, em cada município, aqui no DF, que se faz a saúde, que se chega junto a brasileiros e brasileiras. Nós, com esse ato, reforçamos a união nesse movimento de promover a saúde que é o sentido dessa celebração”.

Saiba mais sobre a data

O Dia Nacional da Saúde foi instituído pela Lei nº 5.352, de 8 de novembro de 1967. A data de 5 de agosto foi escolhida em homenagem a Oswaldo Cruz, médico sanitarista brasileiro que teve significativa contribuição para a saúde pública, atuando no combate a várias epidemias no Brasil, como febre amarela, peste bubônica e varíola. Além disso, foi responsável pela criação do Instituto Soroterápico Federal, atualmente conhecido como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das principais instituições de pesquisa em saúde do país.