Terça-feira, Julho 23, 2024
InícioSAÚDESaúde intensifica fumacê para combate a dengue no DF

Saúde intensifica fumacê para combate a dengue no DF

Por Jade Abreu

Para combater o mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde intensifica nesta semana a ação de fumacê para eliminar o mosquito causador da dengue, chikungunya e zika vírus. Nesta terça-feira (18), o equipamento vai passar por Ceilândia, Guará e Taguatinga. O objetivo é reforçar os cuidados antes do início das chuvas, período em que aumenta a concentração de água parada em depósitos que servem como focos para larvas.

A pasta ainda adquiriu 4,5 mil quilos de inseticida para fortalecer os recursos contra o inseto. Os insumos estão previstos para chegar ainda esta semana e devem abastecer o Distrito Federal até junho de 2023 ou até o Ministério da Saúde entregar mais produto. O investimento foi por licitação regular, no valor de R$ 3 milhões.

A aplicação é feita, geralmente, no início da noite ou ao amanhecer porque são momentos com menor corrente de vento, quando a fêmea tem o hábito de estar fora das casas. “As pessoas têm de entender que o mosquito está nas residências e que o combate ao mosquito deve ser doméstico”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero. Segundo ele, 97% dos focos estão dentro das moradias.

O subsecretário lembrou que durante a pandemia de covid-19 não houve vistorias às residências. “Ficamos 15 meses sem poder entrar nas casas. Com a diminuição das vistorias, precisamos do apoio da população”, afirma Valero. “Neste ano, com a retomada das visitas, nossos agentes de vigilância já vistoriaram mais de 2,8 milhões de residências”, completa. Ele ainda ressalta que sem a participação e o engajamento da comunidade é impossível acabar com o mosquito.

[xyz-ihs snippet=”PD-NAS-REDES”]

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES