Terça-feira, Maio 7, 2024
InícioDestaquesSessão solene na CLDF celebra 60 anos do Sindicato dos Jornalistas do...

Sessão solene na CLDF celebra 60 anos do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal

Na próxima terça-feira (30), por iniciativa do deputado distrital Chico Vigilante (PT), em conjunto com a deputada distrital Arlete Sampaio (PT) e os deputados distritais Leandro Grass (PV) e João Cardoso (Avante), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizará sessão solene em comemoração aos 60 anos de existência do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF, o SJPDF. Ao apresentar o requerimento, o deputado Chico Vigilante destacou a importância que a entidade teve na luta pela redemocratização do país nos anos 1970 e início dos anos 1980 e o fato de ter funcionado como “uma espécie de base avançada contra a ditadura militar, além de influenciar na nova proposta política para o Brasil”.

“Cada um dos diretores do sindicato, eleitos ao longo dos anos, foram fundamentais para que a instituição ganhasse vida e força política. Até mesmo o Clube da Imprensa, criado pelo SJPDF para ser um espaço de convivência entre os jornalistas, virou espaço de resistência, onde eram realizadas palestras e exibições de filmes, entre outros eventos de conscientização política do país”, enfatizou o parlamentar.

 

Ataques

Chico Vigilante lembrou também os tempos são difíceis pelo qual passa o Brasil, com constantes ataques à liberdade de imprensa, a órgãos de comunicação, ao exercício do jornalismo como um todo e com ameaças contra diversos jornalistas, principalmente pelos governantes. “O jornalismo emerge, nesse momento, especialmente pelo cenário histórico pandêmico, como artigo de extrema necessidade, onde é fundamental o seu exercício para combate à desinformação da população”, ressaltou.

Sessão Solene: Homenagem aos 60 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF

Data: 30/8/2022

Local: Plenário da CLDF

Horário: 10h

SourceCLDF
VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES