Palestra magna da diretora do Departamento de Saúde Mental (MS), Sonia Barros, dará início às atividades científicas do 7º Encontro Latino-Americano de Saúde Mental, na terça-feira (17/9), no Centro de Convenções de Olinda. A abertura do evento, às 10h, terá representações da Argentina, Chile, Colômbia e Brasil e integra a programação do 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF).
Com o tema “Dimensão Ético Política nas Práticas Profissionais de Enfermagem em Saúde Mental”, o encontro tem 500 vagas, rapidamente esgotadas. A programação prossegue na terça e quarta-feira com mesas-redondas e capacitações em temas como Emergência Psiquiátrica, Saúde do Trabalhador, Gênero e Raça, Consultório de Saúde Mental, entre outros.
“A participação dos representantes da América Latina promove a integração dos profissionais, na busca pela valorização da Saúde Mental, em uma perspectiva de humanização do cuidado”, avalia a coordenadora do encontro, Dorisdaia Humerez, integrante da Câmara Técnica de Educação, Pesquisa e Inovação em Enfermagem e doutora em Saúde Mental.
O cuidado em liberdade é a bandeira da Reforma Psiquiátrica. Sintetizada na Lei 10216/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, a reforma brasileira é fruto de mobilização social, com ampla participação de usuários e profissionais da Saúde.
A Enfermagem tem um papel central na atenção às pessoas em sofrimento psíquico, sendo a categoria profissional mais numerosa na RAPS. As competências de enfermeiros, técnicos e auxiliares na assistência à Saúde Mental e Psiquiatria estão definidas na Resolução 678/2021. A Portaria 336/2022, do Ministério da Saúde, determina que as equipes que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e leitos de internação psiquiátrica em hospital geral devem ter a presença de pelo menos um enfermeiro em saúde mental.
Sonia Barros – Enfermeira, professora e mulher negra Sônia Barros foi nomeada em 2023 para o recém-criado Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Titular de um cargo inédito, ela prometeu levar uma bagagem de perspectiva de gênero e raça na abordagem da questões de Saúde Mental no Brasil. Com quase 50 anos desde a graduação na Universidade Federal da Bahia, Sonia Barros presenciou e atuou nas transformações do tratamento de psiquiatria, sendo considerada uma das pioneiras da Reforma Psiquiátrica.
Serviço
O que? 7º Encontro Latino-Americano de Saúde Mental
Onde? Centro de Convenções de Olinda, durante o Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem
Quando? 17 e 18 de setembro de 2024
Fonte: Ascom/Cofen