O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), lançam o curso Introdutório de Sistemas de Comando de Incidentes (SCI), voltado exclusivamente para profissionais de Enfermagem. Totalmente gratuito, o curso será em formato online, pela plataforma da USAID, no idioma espanhol, com certificação emitida pelo governo americano. As inscrições para a primeira turma estão abertas e seguem até 30 de dezembro. Os participantes terão 30 dias para concluir o curso. Faça a sua inscrição AQUI.
O curso tem como objetivo capacitar profissionais da Enfermagem para atuar em situações de emergências, desastres e catástrofes, utilizando o Sistema de Comando de Incidentes. Essa metodologia, amplamente reconhecida e utilizada internacionalmente, permite a coordenação eficiente de recursos, pessoal e estratégias em resposta a crises de qualquer escala, promovendo segurança e eficácia nas operações. Até dezembro de 2025, serão ofertadas 2400 vagas, com 200 disponíveis por mês.
Segundo Eduardo Fernando, membro do Comitê Nacional de Enfermagem em Desastres, Catástrofes e Emergências de Saúde Pública do Cofen, a parceria com a USAID é um feito para a Enfermagem brasileira. Ao oferecer 2.400 vagas até 2025, essa iniciativa promoverá a capacitação da Enfermagem para oferecer a primeira resposta às situações de emergências e calamidades públicas de forma eficiente e coordenada até a chegada das instituições competentes. “Essa capacitação não apenas qualificará os profissionais para atuar em situações complexas, mas também garante uma resposta mais rápida, padronizada e eficaz à população em momentos de crise, contribuindo para salvar vidas e minimizar os impactos de desastres”, afirma.
O link de inscrição também estará disponível pelo CofenPlay. Para acessar, é necessário estar com a inscrição ativa no Conselho Regional de Enfermagem e cadastrado na plataforma. O cadastro é simples e pode ser feito diretamente no site www.cofenplay.com.br.
As vagas serão distribuídas por ordem de inscrição. Não será permitido realizar a inscrição utilizando e-mails institucionais ou contas do Hotmail. Além disso, aqueles que se inscreverem e não concluírem o curso ficarão impedidos de participar de novas turmas.