O segundo dia de evento do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, nesta terça-feira (18), reuniu especialistas das áreas de Comunicação, Tecnologia da Informação e Jurídico para debater práticas inovadoras, alinhamento estratégico e soluções que impactam diretamente na gestão e na defesa da Enfermagem.
Comunicação focou em planejamento, narrativas e redes

A programação do 9º Seminário de Alinhamento Estratégico em Comunicação trouxe reflexões sobre como ampliar o alcance institucional e combater a desinformação. Vivian Rio Stella abriu com “Alinhamento Estratégico: todos em uma só voz”, destacando a importância de transformar conteúdos em espaços de diálogo. Em seguida, Giovanna Pereira apresentou “Criando narrativas atraentes para a defesa da Enfermagem”, reforçando como narrativas consistentes são fundamentais para fortalecer a imagem da profissão.
Outros destaques incluíram estratégias para interação nas mídias com Thayná Silva, combate às fake news com Fernanda Vasquez, e comunicação pública com o chefe da Assessoria de Comunicação do Cofen, Rodrigo Bauer. “O Sistema tem 28 vozes, que se falarem unidas e alinhadas, ganham uma força muito maior em defesa da Enfermagem e da Saúde do país”, afirmou Bauer.
Ainda esteve em debate estratégias bem-sucedidas nas redes sociais, pela palestrante Iandra Agular, licitação de serviços de comunicação, pelo assessor Neyson Freire, além de experiências exitosas compartilhadas por diversos participantes.
Tecnologia da Informação destacou padronização, IA e segurança digital
O 7º Encontro Anual de Tecnologia da Informação iniciou abordando a integração dos sistemas de projetos entre os 27 Conselhos Regionais e o Cofen, com a apresentação do Projeto Pulsar, iniciativa do Departamento de Tecnologia, Informação e Comunicação (DTIC). André Ganzarolli, da Huawei, trouxe tendências em programação com inteligência artificial na palestra “Vibe Code” e as possibilidades dos projetos em andamento no Cofen.
À tarde, o destaque foi para Heder Farias (Sophos) com “CiberSegurança 360”, apresentando soluções para combater ameaças avançadas. O dia terminou com debates sobre avanços e novos caminhos para o Sistema Cofen/Conselhos Regionais, reforçando a integração tecnológica.
Davi Vieira, chefe do DTIC/Cofen, destaca que o evento representa uma oportunidade ímpar para evolução da área no Sistema: “Nosso objetivo é apresentar à população e aos profissionais de Enfermagem o que há de melhor no cenário global. Contamos com a participação de palestrantes internacionais e empresas multinacionais”.
Jurídico abordou licitações, cobranças e práticas de conciliação

O 1º Encontro Jurídico iniciou a programação a palestra do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Walton Alencar Rodrigues, sobre “Controle do TCU em relação às atividades finalísticas dos conselhos profissionais”, destacando que a atuação do Tribunal não busca interferir na autonomia dos conselhos, mas assegurar que eles cumpram sua missão pública com eficiência, transparência e responsabilidade. Segundo ele, o controle do TCU tem como foco a finalidade institucional dos conselhos profissionais, garantindo que os recursos das anuidades sejam aplicados de forma correta e que a fiscalização cumpra seu papel de proteção à sociedade.
“O Tribunal avalia a efetividade das ações de fiscalização, a boa aplicação dos recursos e a aderência das políticas internas ao interesse social que justifica a existência dessas autarquias especiais”, explicou.
Contratação e Licitação também foi tema abordado em mesa-redonda, que discutiu a aplicação da Lei 14.133/21 e formas seguras de evitar contratos inexequíveis.
À tarde, o desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), João Carlos Mayer, apresentou estratégias relacionadas à Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) 547/2024, seguido por práticas de conciliação com a chefe da Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional (DFEP), Marisa Miranda, e o procurador regional Paulo Cefas.
Por fim, o assessor legislativo do Cofen, Alberto Cabral, trouxe reflexões sobre documentos dos Conselhos Regionais passíveis de homologação pelo Cofen.
O evento segue com programação até quarta-feira (19), trazendo novas discussões e palestras voltadas para os desafios e oportunidades das três áreas, reforçando a integração e a troca de experiências entre os Conselhos Regionais e o Cofen.
Fonte: Ascom/Cofen – Tânia Moraes



