Por Kleber Karpov
O deputado distrital Jorge Vianna (Democrata) iniciou uma campanha para pressionar o Ministério da Saúde (MS) e o presidente Lula a reformularem a portaria que regulamenta a composição das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em todo o país. A mobilização defende a inclusão de um terceiro tripulante nas ambulâncias de suporte básico, atualmente compostas por apenas um técnico de enfermagem e um condutor. O objetivo, segundo o parlamentar, é garantir mais agilidade, segurança e melhores condições de trabalho aos profissionais, impactando positivamente o tempo-resposta e a qualidade do atendimento prestado à população.
Mobilização por melhores condições
A configuração atual das equipes de suporte básico do SAMU, com apenas dois profissionais por viatura, é apontada por Vianna como um fator que gera grande desgaste físico e dificulta a prestação de socorro. Ele argumenta que estados e prefeituras se baseiam no mínimo exigido pela portaria federal, sobrecarregando os técnicos de enfermagem e condutores que precisam lidar diariamente com o transporte de pacientes e equipamentos.
“Isso dificulta muito o nosso atendimento, desgaste, tempo-resposta, enfim, tudo isso nós sabemos. Que que nós precisamos fazer agora? Nós precisamos pressionar o Ministério da Saúde para que ele reformule a portaria para incluir o terceiro tripulante. E para quê? Para dar mais conforto, mais segurança, mais agilidade. “, disse Vianna.
Em apresentação na quinta-feira (25/Jun), durante a “4ª Semana de Valorização da Enfermagem”, evento produzido pelo Coren-DF, o deputado abordou exatamente sobre a necessidade de reformulação da portaria de urgência e emergência, aliviaria a carga física das equipes e tornaria o atendimento mais ágil. Isso ao se referir a composição de uma ambulância com configuração básica.
“Hoje o SAMU, de acordo com a criação, estabelece que nós tenhamos pelo menos, no mínimo dois tripulantes numa básica e três na avançada. Na básica um auxiliar de enfermagem ou um técnico e um condutor socorrista e na avançada um médico um enfermeiro e um socorrista ou um condutor socorrista. Pois bem Jorge, mas e aí o que você está querendo? Eu estou querendo que estamos tendo uma reformulação da portaria do serviço de urgência e emergência, que consigamos o terceiro tripulante para a viatura. Por que, vamos lá. Porque hoje no SAMU o Vitorino estava aqui, se aposentou, acho que sem sequelas né Loran? Com sequelas? Eu fiquei no SAMU por 10 anos, meti logo seis parafusos na coluna, cinco âncoras nos ombros, mas estou em pé. Mas a maioria que trabalha no SAMU está sequelado, com dor. Por isso que a carga é pesada. Todo mundo sabe aqui que você levantar um paciente numa maca, um paciente obeso, só você e o condutor fazendo isso todo dia, várias vezes por dia, multiplicado por semana, por mês, por ano… Nós temos uma vida útil. Então se nós tivermos o terceiro tripulante nós vamos revezando, a carga vai sendo dissipada, menos para cada um, além do atendimento ser mais ágil”, disse Vianna.
Convocação
Para ampliar o alcance da pauta, o deputado convoca os profissionais do SAMU, entusiastas do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e trabalhadores da área da saúde a participarem ativamente da campanha. A estratégia consiste em marcar as contas oficiais do Ministério da Saúde, do ministro Padilha e do presidente Lula em publicações nas redes sociais, visando chamar a atenção das autoridades para a urgência da demanda. Em um apelo direto aos colegas de profissão, Vianna detalhou os fundamentos da proposta e a necessidade de união da categoria para alcançar a mudança. Na sua fala, ele reforça que a alteração na norma trará benefícios tanto para os socorristas quanto para os pacientes.
“Olá, samuzeiro do Brasil, eu preciso de sua ajuda para mudar o nosso atendimento. Quer saber? Vem cá que eu te conto. Como todos sabemos, nós temos uma ambulância básica e nessa ambulância tem dois tripulantes: um técnico de enfermagem e um condutor em todo o Brasil. Isso dificulta muito o nosso atendimento, desgaste, tempo-resposta, enfim, tudo isso nós sabemos. Que que nós precisamos fazer agora? Nós precisamos pressionar o Ministério da Saúde para que ele reformule a portaria para incluir o terceiro tripulante. E para quê? Para dar mais conforto, mais segurança, mais agilidade. Os nossos colegas já não aguentam mais com tanto peso, tanta carga, porque só tem dois. Por isso, você que é técnico de enfermagem, você que é condutor, você que faz parte do SAMU, você que é um apaixonado pelo APH, ou seja, você que trabalha na área de saúde, comece a marcar o Ministério da Saúde, o ministro Padilha, o presidente Lula para que ele reformule a portaria e inclua o terceiro tripulante, porque as prefeituras e os estados se beneficiam do mínimo estabelecido pela portaria, que são dois: um técnico e um condutor. Por isso, eu peço o apoio de vocês para que nós consigamos ter o terceiro tripulante na viatura para melhores condições de trabalho, menos desgaste físico para os nossos colegas, que já estão desgastados porque são apenas duas pessoas pegando pesos diariamente e, principalmente, para melhorar o tempo-resposta, porque quem vai se beneficiar, com certeza, é a população.”, disse Vianna.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.


