Terça-feira, Junho 4, 2024
InícioSAÚDECofen premia boas práticas nos Conselhos Regionais de Enfermagem

Cofen premia boas práticas nos Conselhos Regionais de Enfermagem

Encerramento do 14º Semad foi marcado pelo reconhecimento de boas práticas e pela integração: "Somos um sistema, não estamos sós"

O encerramento do 14º Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem (Semad) premiou, nesta quinta, 25, experiências exitosas. Com a integração entre aspectos científicos e valorização dos profissionais em seu Seminário Administrativo, o Coren-SC foi o primeiro premiado, seguido do Coren-CE (2º) e do Coren-MA (3º).

“A gente sabe que a premiação é apenas 1º, 2º e 3º lugar, mas foram diversas experiências exitosas e, independentemente da classificação de cada uma, todas são importantes, porque é um esforço coletivo das estruturas administrativas do Sistema Cofen/Corens para aprimorar os processos”, afirmou o vice-presidente do Cofen, Daniel Menezes, convidando os gestores a conhecerem as boas práticas implementadas no Conselhos Regionais. As práticas foram avaliadas em quatro critérios (eficácia, potencial de difusão, originalidade e comunicação), por uma comissão composta pela conselheira Helga Bresciani e pelos empregados públicos Ricardo Pires e Raphaella Guimarães.

Representando os dirigentes dos Conselhos Regionais, o presidente do Coren-AP, Nonato Costa, destacou a importância da integração. “Somos um sistema, não estamos sós”, ressaltou Nonato, que contou recorrer sempre que precisa aos profissionais do Cofen. “Nosso papel é técnico, gerencial, mas é também político. A gente não consegue avançar sem articulação, sem pactuação e sem uma boa equipe”, afirmou.

“Contem conosco”, reforçou o presidente do Cofen, Manoel Neri, aos dirigentes dos Conselhos Regionais

“Contem conosco, contem com a diretoria do Cofen, com o plenário e o nosso corpo técnico para fazer avançar o Conselhos Regionais”, reforçou, sob aplausos, o presidente do Cofen, Manoel Neri, que assumiu a gestão 2024/2027, nesta terça-feira, 23.

Ética e qualificação

“Serão três anos de muito trabalho. Contamos com cada presidente de Coren para que, de fato, tenhamos três anos de muito sucesso e medidas exitosas para continuarmos avançando e impulsionando a Enfermagem brasileira”, afirmou Manoel Neri, que anunciou propostas, como a criação de uma nova estrutura voltada para o desenvolvimento dos setores de ética dos Conselhos Regionais e de um departamento de educação corporativa, voltado para a qualificação das equipes do Cofen e dos Corens.

“Pretendemos, também, estruturar uma equipe técnica multiprofissional que possa apoiar, de forma presencial, a gestão administrativa dos Conselhos Regionais”, afirmou Neri.

Modernização do Sistema Cofen/Corens

Manoel Neri citou, ainda, as transformações vividas desde a criação dos Conselhos de Enfermagem e comemorou a aprovação, na terça, 23, do requerimento de urgência na tramitação do PL 4413/2021, que moderniza e atualiza a organização e funcionamento dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem.

VEJA TAMBÉM
- Advertisment -

RECENTES